Ecossistemas de TI são chave para acelerar inovação, indica BCG

0

Uma das lições aprendidas pelas empresas durante a pandemia de covid-19 foi o crescente papel das tecnologias digitais na criação e captura de valor. E, de acordo com um estudo global do Boston Consulting Group (BCG), a terceirização dos serviços de Tecnologia da Informação, antes baseada na redução de custos ou acesso a habilidades necessárias, abriu espaço para que as empresas tivessem apoio na inovação por meio da criação de produtos e processos digitais, complementando o desenvolvimento interno.

O levantamento do BCG identificou quatro tipos diferentes de ecossistemas de inovação tipicamente usados pelas empresas para apoiar nas suas iniciativas:

• Ecossistemas Multisserviços são formados apenas por prestadores de serviços multifuncionais;

• Ecossistemas Especializados utilizam provedores de serviços especializados, cada um focado em um problema diferente ou em diferentes aspectos do mesmo problema;

• Ecossistemas Mistos combinam provedores de serviços multisserviços e especializados;

• Ecossistemas Internos não dependem de provedores de serviços de TI, preferindo usar profissionais internos em esforços de inovação.

O estudo revelou que a maior parte das empresas opta por ecossistemas mistos (32%) ou multisserviços (31%). Já os ecossistemas especializados são adotados por 24%, e apenas 14% decidem criar seus ecossistemas internamente.

"Notamos que as empresas líderes de mercado têm conseguido melhor resultado através da orquestração de ecossistemas de provedores de TI para apoiarem a inovação. Essa estratégia permite o acesso a profissionais especializados em diversas tecnologias, com maior flexibilidade e responsabilização por parte dos provedores envolvidos. Isso demonstra que esse modelo ajuda a acelerar o lançamento e aumentar a qualidade dos produtos digitais", afirma Ana Vieira, Diretora Executiva do BCG Platinion.

Os ecossistemas que funcionam melhor

A maioria das empresas participantes da pesquisa apontou que usa os ecossistemas de inovação para criar produtos ou processos: soluções digitais, aplicativos baseados em nuvem ou cibersegurança. No entanto, elas afirmaram se beneficiar de maneiras distintas dos diferentes ecossistemas. A maior vantagem mencionada pelas empresas que adotam ecossistemas mistos, por exemplo, é a criação de processos de negócios de alto desempenho. Para empresas que adotam ecossistemas multisserviços ou especializados, o maior benefício é a criação de novos produtos, ainda que não necessariamente com processos de negócio de alto desempenho.

Isso nos leva a uma questão importante: quais tipos de ecossistemas funcionam melhor? De acordo com o BCG, 59% das empresas se mostraram extremamente satisfeitas com a capacidade de inovação de seus provedores de serviços criou ecossistemas mistos, ou seja, com provedores de multisserviços e especializados.

A seleção dos provedores que fazem parte do ecossistema de uma empresa é um fator crítico para a sua performance. Segundo o estudo, os principais critérios de escolha estão relacionados à capacidade de criar produtos por meio da implementação de soluções e plataformas, além da experiência comprovada em projetos de inovação e capacidade de trabalho em conjunto, inclusive com outros provedores.

Gerenciando ecossistemas

Lidar com ecossistemas de inovação de TI requer habilidades de gestão de relacionamentos, produtos, processos e capacidades que ainda não estão maduras em todas as empresas. O estudo do BCG identificou três características essenciais para obtenção dos melhores resultados por meio dos provedores de TI de um ecossistema:

• maturidade acima da média na implementação de soluções digitais

• sólida capacidade de gestão dos provedores de TI

• habilidade de criar e manter relacionamentos com vários provedores de TI.

"Uma vez que esses ecossistemas trabalham diretamente com inovação, é importante repensar os acordos contratuais para que sejam transparentes e incluam incentivos que maximizem as entregas com qualidade e rapidez. É provável que os provedores de serviços aumentem suas margens, porém as inovações podem gerar eficiências que reduzam suas receitas", avalia a executiva. "É necessário garantir que os ecossistemas de inovação criem valor ao mesmo tempo em que gerenciam os riscos e otimizem a distribuição de valor de maneira equitativa entre os provedores para que o ecossistema seja sustentável", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.