E-learning é aplicado no treinamento de funcionários da indústria farmacêutica

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O Brasil aparece em sexto lugar no ranking mundial dos maiores mercados de negócios em saúde, atrás de EUA, China, Alemanha, Japão e França, respectivamente, movimentando mais de US$ 61 Bilhões na economia, segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados. Os hospitais tiveram um incremento de 100% em suas receitas, passando de R$ 3 bilhões para R$ 6 bilhões. Já o faturamento dos laboratórios farmacêuticos pulou de R$ 14,7 bilhões para R$ 26,3 bilhões (79% de crescimento). Entre as operadoras de saúde, o crescimento foi de 111%, passando de R$ 28,5 bilhões para R$ 60,3 bilhões no início de 2010.
Por concentrar informações complexas e de grande responsabilidade, o segmento necessita de constante atualização, organização e agilidade no processo de capacitação de seus colaboradores. É importante o conhecimento sobre novas regras, normas, produtos e medicamentos, além de noções de anatomia e patologia, juntamente com técnicas de vendas e relacionamento com a concorrência.
Visando atender a este nicho de mercado, a Digital SK aposta na oferta da ferramenta Moodle, solução de e-learning para projetos de educação corporativa e acadêmica. Especificamente para o segmento de saúde, de acordo com a empresa – que já elaborou projetos para clientes como a Companhia Latino Americana de Medicamentos e Biolab, o e-learning traz benefícios como a redução de custos com deslocamentos e a melhoria no atendimento ao cliente.
O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um software aberto para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, que permite a criação de cursos online, páginas de disciplinas e grupos de trabalho. A ferramenta também pode ser denominada como Course Management System (CMS), Learning Management System (LMS) ou Virtual Learning Environment (VLE).
Entre os clientes da Digital SK, a Companhia Latino Americana de Medicamentos (Biolab), rede que possui marcas como Drogaria Catarinense, Drogarias Catarinense Manipulação, Farmácia Preço Popular e AloMed, adotou, em 2009, o Curso Técnico Farmacêutico, visando melhorar seu programa de treinamento, que atinge aproximadamente 800 colaboradores, entre atendentes, operadores de caixa e estoquistas. O objetivo, à época, era estruturar uma base de conteúdo completa, atualizada e didática, disponível para consultas fáceis e compatível com a necessidade do grupo.
Foco comercial
Entre os destaques do sistema desenvolvido pela Digital SK para a Biolab está o constantemente treinamento dos profissionais da força de vendas, formada por representantes, gerentes regionais e distritais, também por meio do projeto desenvolvido pela Digital SK.
O sistema consiste na midiatização e revisão dos conteúdos de 50 fichas utilizadas nos treinamentos presenciais, que acontecem três vezes ao ano. Para estruturar a primeira fase do o Curso Técnico Farmacêutico, a Digital SK usou a ferramenta Scenari, que permite programar cadeias editoriais digitais, facilitando a produção e gerenciamento de grandes volumes de conteúdo multimídia para treinamentos.
Na segunda fase, o programa oferece uma revisão de conceitos, padroniza a linguagem usada com os colaboradores, proporciona um maior conhecimento sobre os produtos da empresa e dá ao aluno uma maior facilidade de argumentação junto aos clientes, que são os médicos.
"Além da atualização ágil e da redução de custos, os treinamentos a distância são mais eficazes, porque nos permitem manter uma mensagem uniforme com todos os nossos colaboradores espalhados pelo Brasil", afirma Taisa Vieira, gerente de treinamento da Biolab.
"Por suas características, o e-learning aumenta o interesse individual pelos conteúdos técnicos. Esta modalidade de treinamento é uma fonte completa de informações, oferece fácil acesso e agilidade na atualização de seu conteúdo", ressalta Romain Mallard, diretor de tecnologia da Digital SK.

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