Ci&T conquista clientes no exterior para soluções móveis

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A Ci&T, empresa brasileira especializada em outsourcing de TI que prevê fechar este ano com receita de R$ 130 milhões, criou há pouco mais de um ano a sua divisão de soluções móveis e vem registrando bom desempenho, inclusive já conquistando clientes até no exterior.
A norte-americana Henry Schein, fornecedora de insumos médicos, farmacêuticos e veterinários com faturamento anual na casa dos US$ 7 bilhões, contratou a Ci&T para desenvolver uma solução de automação de força de vendas para seus 3,5 mil vendedores usarem em seus iPads. Uma primeira versão de teste está nas mãos de 100 vendedores desde maio e os demais receberão até o fim do ano. Outra frente internacional da Ci&T está no Japão, onde uma parceria com a operadora móvel Softbank começa a gerar os primeiros contratos.
A Ci&T prevê um faturamento de R$ 4 milhões com sua divisão de mobilidade este ano, dos quais aproximadamente 65% virão do exterior. O resultado representa uma expansão de quatro vezes em relação ao ano passado, quando a receita da empresa com mobilidade foi de R$ 1 milhão.
Grandes empresas em países desenvolvidos estão descobrindo que contratar desenvolvedores brasileiros de soluções móveis pode ser a melhor alternativa em termos de custo/benefício. Além da Ci&T, Spring Wireless e Pontomobi servem de exemplo. "Não se trata apenas de uma questão de preço, senão bastaria contratar os indianos. Os brasileiros agregam a vantagem de serem criativos e ajudarem o cliente a desenvolver sua solução", explica o gerente de serviços móveis da Ci&T, Paulo Camara. A empresa mantém uma equipe de 25 pessoas nos EUA, entre área comercial e gerentes de projetos. No Japão, há um grupo comercial apoiado por uma fábrica de software própria montada na China, onde trabalham 100 pessoas. E recentemente a Ci&T abriu um centro de desenvolvimento na Argentina. A expansão para outros mercados dependerá da demanda dos clientes.
Brasil
No Brasil, em mobilidade, a Ci&T realizou até o momento alguns projetos na área de mobile marketing para clientes como Coca-Cola e outros de comércio móvel para o grupo Pão de Açúcar, como o aplicativo móvel do Pontofrio.com. Camara enxerga também uma demanda crescente por projetos de mobilidade corporativa, integrando dispositivos móveis a sistemas de TI.
O executivo cita entre os fatores que explicam o sucesso da empresa nesse começo de atividade em mobilidade a extensa carteira de clientes de grande porte na área de TI, como Johnson & Johnson e Coca-Cola. Além disso, a experiência em TI conta a favor na hora de conquistar contratos de mobilidade, pois o cliente não precisa se preocupar em procurar outros fornecedores para complementar a solução no que diz respeito à integração com seus sistemas internos. "Temos mais de 150 consultores SAP e muita gente especializada em BI (business intelligence). Nossas soluções de mobilidade não são simplesmente móveis. Oferecemos alto valor agregado", explica.

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