Low-code e a urgência na modernização de legados

0

Em tempos dinâmicos, cujos clientes estão cada vez mais exigentes em relação à digitalização de suas operações, é urgente que a velocidade na mudança de processos, principalmente quando se trata da tecnologia, também seja mutável e focada na constante transformação e evolução de seus programas. Para os sistemas legados, parece um desafio acreditar que até mesmo aqueles criados há mais de uma década, com funções cada vez mais limitadas e destinadas a se tornarem obsoletas, possam ser renovadas e potencializadas, sem implicar na sobrecarga do time de desenvolvimento da empresa.

Na grande parte dos casos de atualização dos sistemas legados, a complexidade e a variedade de linguagens que foram utilizadas refletem na complexidade para a adaptação, manutenção ou integração dessas soluções a outras plataformas. Examinando a situação, é inegável a infinidade de processos para manter um sistema legado estável e atualizado, sendo necessário tratar cada ponto das programações, como os códigos, as linguagens e todos os testes. Somente assim será possível modernizar esse arcabouço para suportar com agilidade às demandas da atualidade.

Para as empresas que atuam com esses sistemas e necessitam da modernização de seus programas, ponderar uma atualização pode parecer um risco para a estrutura dos processos internos e externos, além de não parecer tão vantajoso quando analisado o custo-benefício, caso seja cogitado que o cliente acabará sofrendo interferências durante o processo.

Mas nesse impasse, deixar de buscar a evolução de suas plataformas apenas provocará um risco ainda maior, pois destinará a empresa a continuar lidando com dificuldades na segurança, na incompatibilidade com outros sistemas, na ausência de suporte, na falta de escalabilidade, em ocorrência de bugs, além da piora nas futuras integrações, o que, com o passar do tempo, aumentará a gravidade e, devido ao avanço contínuo da transformação digital, se tornará um ponto negativo, quando não de exclusão, na disputa por espaço no mercado.

Ao iniciar o processo de evolução dos sistemas é fundamental contar com uma tecnologia como o low-code, que, graças à sua inteligência artificial, reúne linguagens e padrões das principais ferramentas tecnológicas de mercado para desenvolver aplicações flexíveis e tratar da atualização de ferramentas de modo ágil e sem interferências na performance da empresa, preservando a usabilidade e continuidade de uso dos sistemas para o cliente final.

O uso do pouco código para modernizar e otimizar sistemas legados traz mais vantagens pelo fato de minimizar a complexidade dos variados tipos de linguagens de códigos até os testes finais, cobrindo todas as lacunas responsáveis por separar a infraestrutura de TI da empresa das novas e constantes exigências da transformação digital e da concorrência. O low-code possibilitará agilidade não só na modernização, mas também nas futuras atualizações contínuas. Desse modo, ao optar pelo uso de uma metodologia de desenvolvimento ágil e descomplicada, as organizações podem usufruir de um custo-benefício competitivo e de uma metodologia condizente com a Transformação Digital.

Ricardo Recchi, country manager da Genexus Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.