A Microsoft anunciou o início da distribuição do Microsoft Windows Vista RC1 (release Candidate 1) para a realização de testes adicionais e finais com o sistema operacional por parceiros e clientes. O objetivo é permitir que os profissionais possam desenvolver e lançar soluções seguras, confiáveis e compatíveis com o Windows Vista para empresas e consumidores, além de obter o retorno dos envolvidos para ajustes finais no produto.
Em paralelo, a empresa também divulgou os valores de comercialização de todas as edições do Windows Vista para o varejo norte-americano. No Brasil, os valores de cada versão do produto ainda não foram confirmados. O RC1 está previsto para chegar ao mercado em novembro para empresas e início de 2007 para o público em geral.
?Temos recebido uma quantidade surpreendente de sugestões sobre o Windows Vista. Essa interação dos clientes e parceiros tem sido muito importante para o desenvolvimento do produto. O objetivo é oferecer aos consumidores as melhores experiências?, afirma Alexandre Leite, gerente geral da divisão Windows Client da companhia no Brasil.
A Microsoft distribuiu o Windows Vista RC1 para um pequeno grupo de clientes no dia 1º de setembro. Nos próximos dias, a empresa disponibilizará o sistema para os participantes do Programa de Pré-lançamento do Windows Vista, abrindo também novas inscrições para essa iniciativa. A meta da empresa é distribuir o RC1 para 5 milhões de clientes no mundo.
Com o RC1, a Microsoft pretende melhorar a estabilidade e a confiabilidade geral do produto, além de aprimorar o desempenho. Entre as novidades da plataforma estão o Windows Presentation Foundation, Windows Communication Foundation, RSS, Busca, além de tecnologias web para a construção de uma nova geração de aplicativos seguros, confiáveis e conectados.
Por meio do endereço http://microsoft.mrmpslc.com/VistaPlatformAdoption/ é possível acessar ferramentas avançadas pelas quais os parceiros poderão adquirir e exibir o Logo de Qualidade de Software ?Certified for Windows Vista?. O selo é uma referência de qualidade para o usuário e auxiliará os parceiros da Microsoft a promover e comercializar seus aplicativos.