Gafisa virtualiza parque de servidores hospedados em datacenter

0

O projeto de virtualização dos servidores que a incorporadora e construtora Gafisa hospeda em datacenter começou este ano em Minas Gerais e até dezembro se estenderá para 11 localidades, incluindo Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e Salvador.

A iniciativa conta o apoio do Grupo Processor, que há mais de 25 anos  desenvolve, comercializa e implanta serviços e soluções de TI para o mercado corporativo da América Latina.

Além da virtualização dos servidores, a Processor cuida da gestão de todo o ambiente Windows da Gafisa, serviço contínuo em 283 servidores, revela Daniela Reis, BDM de Outsourcing da empresa.

"Temos vários profissionais dedicados à gestão da plataforma Windows no datacenter no Grupo Gafisa. Esse trabalho contempla as plataformas Microsoft, Citrix, VMWare, Iomega, BlackBerry Enterprise Server e infraestrutura do Sharepoint", diz Daniela Reis.

Segundo ela, os serviços executados se baseiam na metodologia Processor Max Outsource, o que permite à Gafisa manter o foco e direcionar  recursos para temas relacionados ao negócio da companhia.

De acordo com Silvano Lago, gerente de infraestrutura de tecnologia da informação (TI) da Gafisa, o objetivo é segmentar os serviços e diminuir impactos em casos de quedas.

"Hoje temos uma estrutura monolítica, física e logicamente concentrada. Em caso de falha, todos os serviços de que a regional precisa caem. No novo cenário, servidores serão virtualizados e cada um será especialista em uma função. Se um parar, os outros continuam operando", explica.

Com isso, a Gafisa obteve ganhos em economia, otimização do uso de energia e ar condicionado, além de facilitar a administração do ambiente.

Além de centralizar a gestão, a virtualização dos servidores permite o controle efetivo das aplicações e ferramentas instaladas nesses ambientes, e, ainda, processos de recuperação mais rápidos.

"Essa infraestrutura permite mais flexibilidade ao negócio, já que os recursos podem ser expandidos ou retraídos, sempre de acordo com as necessidades da Gafisa", aponta Daniela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.