A NVidia, fabricante de placas gráficas de alto desempenho, anunciou na quinta-feira, 4, que entrou com processo na Câmara de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos contra a Samsung e a Qualcomm por violação de patentes que cobrem chips de processamento gráfico (GPU).
Segundo o The Wall Street Journal, a companhia pretende pedir a ITC para bloquear a venda, nos EUA, dos mais conhecidos smartphones da Samsung, tais como os novos Galaxy Note 4 e Galaxy Note Edge; Galaxy S5 e Galaxy Note 3; bem como tablets, incluindo o Galaxy Tab S, Galaxy Note Pro e Tab Galaxy. Os dispositivos em questão utilizam arquiteturas de processamento gráfico da Qualcomm.
De acordo com o cofundador e CEO da NVidia, Jen-Hsun Huang, a empresa tentou negociar, por dois anos, um acordo de licenciamento de patentes com a Samsung, que "não colocou uma oferta real sobre a mesa", disse ele.
Representantes da Samsung não responderam aos pedidos de comentário, enquanto um representante da Qualcomm disse que está ciente das reclamações e está avaliando o caso. A NVidia, por sua vez, não revelou o número de patentes infringidas tampouco quanto busca receber em danos pelo processo, que foi arquivado no Tribunal Distrital Federal de Delaware, nos Estados Unidos.