A Proxim Wireless anunciou nessa quinta-feira (05/10) a assinatura de contrato de licenciamento de sua tecnologia WiMax para o CPqD, de Campinas (SP). Pelos termos do acordo, a instituto de pesquisa brasileiro poderá fazer modificações para adequar a plataforma às necessidades do mercado brasileiro e, depois, sub-licenciar a tecnologia para empresas brasileiras interessadas na sua fabricação local.
A Proxim está de olho em um mercado que, segundo projeções da empresa de pesquisa Maravedis, tem potencial para movimentar o equivalente a US$ 300 milhões até 2010 com a comercialização de equipamentos para redes WiMax.
O contrato estabelece que o CPqD buscará parcerias com um número limitado de fabricantes estratégicos em mercados específicos, para a oferta da tecnologia WiMAX da Proxim. Os segmentos corporativo, de telecomunicações, de energia, de educação e de governo são o mercado-alvo dessa investida.
Recentemente, o CPqD formalizou um acordo com a Parks, que será a primeira fabricante brasileira a receber a sua licença para fabricação de equipamentos WiMax. ?O acordo com o CPqD representa um importante marco para a Proxim em um dos mercados de maior potencial de crescimento da tecnologia WiMax no mundo?, declarou o CEO da Proxim, Robert Fitzgerald, CEO da Proxim.