A fabricante canadense de smartphones Research In Motion (RIM) revisou para cima as previsões de vendas do Blackberry e as estimativas de lucro para o terceiro trimestre fiscal. O anúncio decorre do fato de as vendas terem mais que dobrado no segundo trimestre, na comparação com o mesmo período do exercício anterior, e em função de ter passado a comercializar o aparelho, em seus vários modelos, também para o chamado mercado de consumo.
No ano passado, as ações da RIM tiveram um crescimento de nada menos que 150%, impulsionadas pela forte demanda por seus aparelhos, o que elevou seu valor de mercado para mais de US$ 56 bilhões.
A perspectiva de um forte resultado para o atual trimestre fez com que as ações da fabricante disparassem mais de 10% nesta sexta-feira (5/10), fechando o pregão na bolsa eletrônica Nasdaq ao preço de US$ 113,66 a ação. Em Toronto, os papéis subiam cerca de 11% por cento, para 111,60 dólares canadenses.
A alta nas bolsas foi a resposta do mercado a divulgação na quinta-feira (4/10) feita pela RIM de que deve fechar o trimestre com um lucro acima do esperado e à informação de que superou a marca de 20 milhões Blackberrys vendidos em todo o mundo ? para o trimestre em curso, a empresa espera adicionar 1,65 milhão de novos usuários.