A produção industrial brasileira segue em ritmo de recuperação, com avanço de 1,2% em agosto, frente a julho deste ano. O segmento de material eletrônico e equipamentos de comunicações, com aumento de 9,1%, é apontado como um dos principais responsáveis pelo crescimento da produção em agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O avanço de 1,2% frente a julho levou o patamar de agosto a ficar próximo ao de fevereiro de 2007, período em que o ritmo da produção nacional registrou forte expansão. Com isso, a produção industrial brasileira totaliza incremento de 13,5% de janeiro a agosto, o qual atingiu 23 das 27 atividades econômicas, com destaque para a de veículos automotores, com alta de 75,7%, seguido por material eletrônico e de comunicações, com aumento de 77,8%.
Apesar do acréscimo em relação a julho deste ano, quando comparada com o mesmo mês de 2008, a produção industrial brasileira de agosto apresentou queda de 7,2%. O destaque ficou por conta da ampliação de 0,8% na produção de celulares, que interrompe uma sequência de nove meses de taxas negativas.
Já no acumulado de janeiro a agosto, a produção industrial do país registrou recuo de 12,1% na comparação com o mesmo período de 2008.
- Recuperação gradual