A fabricante japonesa de eletrônicos Hitachi divulgou um documento nesta terça-feira, 5, no qual informa que uma de suas subsidiárias europeias "praticou transações e operações financeiras ilegais" nos últimos cinco anos. No entanto, a companhia afirmou que ainda precisa de mais detalhes sobre as operações para tomar as medidas necessárias.
De acordo com o comunicado, a Hitachi já contratou um grupo de auditores externos para apurar a "conduta fraudulenta" e agora aguarda um relatório completo sobre o incidente. A companhia não informou qual de suas unidades foi a responsável pela fraude, mas declarou que, pelo tamanho da operação da subsidiária, os negócios com Japão, Estados Unidos e Europa podem ter sido afetados.
A fabricante japonesa declarou, entretanto, que as fraudes cometidas por sua subsidiária não afetarão o resultado financeiro do ano fiscal atual ou dos passados. A Hitachi também informou que, assim que tiver detalhes das "violações de conduta", vai tomar as medidas cabíveis e assumir a responsabilidade.
- Auditoria