Supermercados online registrarão 29% de crescimento nas vendas no Brasil, diz KPMG

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As vendas dos supermercados online totalizaram US$ 1,66 bilhão no Brasil no ano passado e o negócio deve manter uma taxa média de crescimento anual de 29% nos próximos anos. Segundo um estudo da consultoria KPMG, a compra de mantimentos é uma das categorias com maior elevação no varejo eletrônico, atrás apenas de roupas, livros e alguns eletrônicos.

De acordo com a pesquisa, o Brasil possui enorme potencial para esse segmento do e-commerce, embora ainda esteja bem atrás dos Estado Unidos e Japão, que encabeçam a lista, com US$ 12,32 bilhões e US$ 10,94 bilhões de faturamento anual, respectivamente.

A justificativa da consultoria para o baixo volume de compras em supermercados online no Brasil é que, ao contrário dos países desenvolvidos, onde mulheres de 25 a 55 anos com ensino superior e da classe média formam o principal público dessa modalidade de comércio eletrônico, nos mercados emergentes os consumidores de supermercados online ainda são jovens. Esse público tem mais consciência sobre os benefícios desse tipo de comércio e já estão acostumados a comprar pela internet. Os fatores são a cobrança de taxas de entrega, atraso na chegada dos produtos, falta de promoções e dificuldades para o consumidor se cadastrar nos sites.

O computador ainda é a plataforma mais desejável para compras de mantimentos na internet, com 88% das preferências. O smartphone, entretanto, cresceu de 2%, em 2008, para 7% em 2011 entre os meios de compra. Os tablets apareceram pela primeira vez na pesquisa, com 4%.

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