Começou a operar na América Latina, com escritórios no Brasil, México e Costa Rica, a LoyaltySci, voltada para o desenvolvimento e gestão de programas de lealdade. Com investimento de R$ 7 milhões, e capitaneada por Carlos André, executivo brasileiro que acumula vasta experiência no mercado de TI, a iniciativa traz ao mercado latino-americano uma nova abordagem aos tradicionais programas de fidelização por pontos, ao propor uma estratégia baseada em gamificação e engajamento.
O mercado global de fidelização deve chegar a US$ 4 bilhões até o ano de 2020. Neste período, a América Latina deverá registrar uma taxa de crescimento médio anual composto (CAGR) de 29%. "A região representa uma oportunidade significativa para a LoyaltySci", explica Carlos André. "Hoje, há poucos programas estruturados de lealdade regionais, mas o consumidor evoluiu. Ele espera que as suas interações com suas marcas preferidas sejam únicas, relevantes e recompensadoras."
Para trazer o serviço à América Latina, a LoyaltySci desenvolveu uma modalidade de serviços que privilegia o engajamento e a comunicação em tempo real e bidirecional entre empresa e seus públicos de interesse. "A LoyaltySci reimaginou o relacionamento entre marcas e consumidores, levando em conta motivadores internos e aliando este conhecimento a modernas técnicas de gamificação, a fim de gerar engajamento real entre consumidores e marcas", explica Carlos André. "A LoyaltySci não é uma simples plataforma de fidelização de clientes. Ao contrário das outras tecnologias, baseadas no acúmulo de pontos, a empresa utiliza técnicas de gamificação e análise do perfil psicológico do consumidor para criar um programa de lealdade e relacionamento, que privilegia o engajamento a longo prazo e a interação contínua."
A empresa tem investido pesado em reunir um time de especialistas. Uma das iniciativas, por exemplo, é a parceria com a consultoria Fellipeli, que auxiliará na implementação das melhores estratégias de engajamento, com uma metodologia voltada para a neurociência.
"Uma das maiores inovações é a possibilidade de realizar segmentações e criar campanhas para um determinado público em tempo real — bem como verificar sua eficácia. Isso significa segmentar com rapidez escolhendo variáveis que são determinadas pela própria empresa e realizar ações que podem gerar, por exemplo, cross-selling dentro do próprio ponto de vendas, engajamento a longo prazo, interação em plataformas digitais etc.", afirma o executivo.
A empresa também contará com um time de especialistas capaz de gerenciar os programas de lealdade das empresas, e de especialistas em análise de dados para extração de insights precisos. "Não é apenas uma plataforma de interação, mas um meio preciso de gerar conhecimento sobre a sua base de clientes, que estarão interagindo com a marca de forma espontânea, e não para somente ganhar alguma recompensa ou brinde no final", complementa Carlos André.
Com sede em São Paulo, e operações no México e Costa Rica, a LoyaltySci é uma empresa que atua na geração de conhecimento estratégico, que cria e implementa estratégias de lealdade a fim de aumentar a rentabilidade e o valor do negócio de seus clientes. Atualmente, a empresa conta com Carlos André com CEO, e desenvolve projetos com foco no varejo, hoteis, mercado financeiro, entretenimento e esportes.