A Ford apresentou duas inovações criadas por seus empregados: o Carr-E, robô portátil para o transporte de pessoas e objetos adaptado no porta-malas do veículo, e um aplicativo que permite ao passageiro controlar o ar-condicionado, rádio e outras funções do carro pelo smartphone ao viajar de carona. Os projetos fazem parte do programa mantido pela empresa para incentivar o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade.
O Carr-E foi criado por Kilian Vas, engenheiro de Sistemas da Ford em Colônia, na Alemanha, junto com os colegas Daniel Hari e Uwe Wagner e a colaboração de designers da Ford Europa e especialistas de prototipagem da Universidade de Aachen.
Chamado "Phone as Car", o aplicativo desenvolvido pelos engenheiros Oleg Gusikhin, Omar Makke e Jeff Yeung opera com o sistema de conectividade SYNC dos carros da Ford. Com ele, ao andar em carros compartilhados ou de carona o passageiro pode acessar os controles de áudio e climatização por meio do seu smartphone, sem a necessidade de pareamento por Bluetooth.
O programa permite comandar também outros recursos eletrônicos disponíveis do carro, como navegação e aquecimento do banco. O software inclui ainda um recurso de tradução para a comunicação entre motoristas e passageiros que usam línguas diferentes.