O iFood acaba de lançar o portal iFood Labs, um espaço digital para o hub de inovação do iFood, que testa, codesenvolve e investe em novas soluções para o mercado de delivery. Com essa iniciativa, startups de todo o país podem se inscrever em pitches para serem avaliadas e obter investimentos para seus projetos.
O iFood Labs abre mensalmente um Pitch Day para que novas startups apresentem seus projetos para a alta direção da empresa. Caso aprovado, o projeto pode ser acelerado ou adquirido pela empresa ou, ainda, direcionado para outros hubs, aceleradoras e universidades parceiras.
Inscrições abertas
O Pitch Day do iFood Labs é direcionado para startups que desenvolvem soluções de logística e varejo, além de foodtechs, martechs, fintechs e greentechs.
Estão abertas as inscrições para os pitches voltados a Logtechs (13 de outubro), Foodtechs (03 de novembro) e Experiência do Parceiro (01 de dezembro). Os interessados podem se inscrever no portal iFood Labs.
Conexões e oportunidades
Desde maio de 2021, o iFood já promoveu mais de 150 conexões de startups com investidores, hubs, aceleradoras e universidades por meio do iFood Labs, com 39 testes realizados e 27 negócios gerados.
Como resultado dessa cultura de inovação aberta, o iFood também fez nos últimos anos cinco investimentos em startups de inteligência artificial, de sistemas de restaurantes, de delivery de mercado e de veículos autônomos.
Entre os investimentos está a aquisição da Hekima, empresa que cria modelos personalizados de inteligência artificial e big data. Com isso, passaram a fazer parte do time iFood especialistas em desenvolvimento de algoritmos de IA, cientistas de dados e outras posições relacionadas à tecnologia, tornando a experiência do usuário ainda mais eficiente.
Em 2020, dois novos investimentos foram realizados a partir do hub de inovação, com a aquisição da eComanda, empresa especializada em sistemas para restaurantes, e do site Mercado, focado em delivery de produtos de supermercados. Com a eComanda, o iFood aprimorou seu sistema de gestão para restaurantes, auxiliando especialmente os pequenos e médios estabelecimentos. Com a aquisição do Site Mercado, a empresa potencializou o iFood Mercado, atualmente líder do setor e com crescimento de 1.300% em dois anos.
A última aquisição anunciada pelo iFood foi em maio de 2021, com a compra minoritária da Synkar Inc., empresa brasileira que desenvolve robôs autônomos para diversas finalidades, por meio de inteligência artificial e machine learning. Com essa aquisição, a empresa vem expandindo os modais complementares de entrega, tendo robô autônomo em teste na cidade de Ribeirão Preto (SP).