Gamificação na Educação: Usando a Tecnologia para aumentar o engajamento

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Você já imaginou transformar as tarefas diárias e o aprendizado em uma aventura emocionante? É exatamente disso que se trata a gamificação na educação: ela atribui diversão e emoção ao que, geralmente, não é visto como um "jogo". Pense nisso como uma forma de adicionar códigos secretos, medalhas, desafios e prêmios às atividades regulares. Neste mundo, aprender torna-se um grande desafio, no qual é possível ganhar pontos e distintivos à medida que as tarefas são cumpridas.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Human-Computer Interaction (Morschheuser et al., 2018) as plataformas de aprendizagem gamificadas mantiveram um grande envolvimento dos usuários durante um longo período. Segundo a pesquisa, os alunos que contaram com games em sua jornada de aprendizado aumentaram em quase 90% o desempenho se comparados aos que receberam apenas palestras. Aqui, muitas vezes, incorporam-se elementos de narrativa, transformando o aprender em um processo mais envolvente e memorável. Os alunos investem emocionalmente nos personagens e no enredo, e sentem-se estimulados a participar ativamente das histórias para ver como elas se desenrolam.

De forma geral, as principais características da gamificação são:

  • Colocar os aprendizes da vida real no papel de protagonistas ou solucionadores de problemas, de forma que se entreguem à experiência de aprendizagem e fiquem ansiosos para progredir, avançar níveis, ultrapassar limites e obter reconhecimento.
  • Favorecer a competição saudável – um motivador poderoso que tende a levar estudantes a mergulharem nos materiais e disciplinas de forma mais profunda em busca de equiparação e superação.
  • Feedback imediato, com retorno instantâneo para os alunos sobre seu desempenho, permitindo-lhes corrigir erros e melhorar rapidamente. Este fator é crucial para manter a motivação, uma vez que permite ao estudante ver o progresso e os resultados diretos dos seus esforços.

Por essas razões, a pesquisa de tecnologia de aprendizagem avançada Metaari Advanced Learning Technology aponta que a gamificação na aprendizagem deve crescer cerca de 15,4% entre 2019 e 2024.

Plataformas de aprendizagem gamificadas já existem e são comuns nos dias de hoje. Algumas já são bastante conhecidas entre os educadores, como o Kahoot, que oferece a possibilidade de montar um quiz personalizado; outro exemplo é o Qstream, onde é possível engajar alunos e acompanhar o desempenho de equipes de trabalho por meio de desafios, repetições espaçadas e Q&As que buscam reter o conhecimento e aumentar produtividade. Para o aprendizado de idiomas, o aplicativo Mondly by Pearson é um ótimo aliado: além de experiências gamificadas para o aprendizado de mais de 40 idiomas a partir de sua língua nativa, os dashboards podem ser personalizados. Apps como Mondly oferecem uma variedade de exercícios interativos, questionários e desafios para deixar a aprendizagem de idiomas mais envolvente e interativa.

A este ponto, você deve questionar: "e qual o papel do professor na concepção e implementação de atividades gamificadas?". A verdade é que o docente desempenha uma função multifacetada nessas atividades do ponto de vista educacional, dividida em algumas fases:

  1. Na etapa de design, são responsáveis ??por alinhar os elementos gamificados com objetivos de aprendizagem específicos, selecionar cuidadosamente a mecânica do jogo e criar conteúdo relevante.
  2. Durante a fase de implementação, os professores atuam como guias, apresentando aos alunos a experiência gamificada, oferecendo suporte e monitorando o envolvimento dos estudantes.
  3. No decorrer da monitorização, recolhem dados sobre o desempenho dos alunos, avaliam os resultados e fornecem feedbacks construtivos.
  4. Finalmente, no momento de avaliação, os professores analisam dados, examinam o impacto das atividades gamificadas no conhecimento e no envolvimento dos alunos e utilizam insights para refinar interações futuras. Este envolvimento abrangente garante que a gamificação aumente a motivação e os resultados educacionais em sala de aula.

Em resumo, a gamificação tem um imenso potencial para remodelar o futuro da educação, uma vez que transcende as fronteiras das salas de aula tradicionais e expande o seu alcance para plataformas de aprendizagem online. Em relação à aprendizagem online, o formato pode ajudar a mitigar os desafios da educação a distância, promovendo um sentido de comunidade e de realização. À medida que a tecnologia continua a avançar, a gamificação está preparada para se tornar uma ferramenta integral no kit do educador, capacitando os alunos a prosperar num cenário educacional em constante evolução. E é um encorajamento aos educadores para cada vez mais explorarem uma prática inovadora em suas rotinas educacionais, sem quaisquer prejuízos ao ensino.

Diego Sette, Diretor de Tecnologia da Pearson Latam.

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