IBM contribui para pesquisas de tratamento do câncer

0

Cientistas do Instituto do Câncer de Ontário, no Canadá, criaram uma maneira de automatizar e acelerar processos que facilitam descobertas sobre a estrutura de proteínas relacionadas ao câncer. Este avanço foi possível devido à World Community Grid (WCG), comunidade de voluntários online que contribui para acelerar pesquisas científicas ao redor do mundo, por meio da utilização do tempo ocioso de computadores, e que tem o apoio da IBM.
O projeto, denominado "Ajude a combater o Câncer'" criou um sistema que reconhece de maneira exata quando amostras de proteína são submetidas a um processo de solidificação que as torna prontas para exames feitos por 'raios X' especiais. O processo é necessário para identificar e examinar como a estrutura, formato e interação de algumas proteínas exerce papel na causa do câncer. Com o auxilio da WCG, os cientistas treinaram o sistema para reconhecer 80% das imagens com cristalização e 98% das gotas nítidas da solução de proteína já existentes. Isso possibilita que sejam examinadas seis vezes mais imagens por proteína em comparação à revisão manual.
Segundo a empresa, qualquer pessoa pode participar da WCG e transformar o tempo ocioso de suas máquinas em poder computacional para acelerar o desenvolvimento de pesquisas. Já são mais de 508 mil pessoas inscritas e mais de 1.517 milhões de máquinas envolvidas. Para se cadastrar basta acessar o link www.worldcommunitygrid.org e instalar um programa gratuito e seguro. A IBM doou o hardware, software, serviços técnicos e conhecimento para criar a infraestrutura para o projeto.
Além deste estudo sobre câncer, a WCG também colabora com diversas pesquisas, como AIDS e a dengue. Algumas análises já foram concluídas, como o estudo de mapeamento de Genoma, em parceria com a brasileira Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Os dados descobertos por esta pesquisa são públicos e já estão disponíveis para a comunidade científica mundial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.