Ciente da complexidade e da dificuldade que empresários e contabilistas enfrentam para manter a classificação tributária dos produtos de acordo com a legislação, aQuestor em parceria com IMendes Consultoria acabam de lançar a plataforma Analista Fiscal Digital, desenvolvida para revolucionar a escrituração fiscal de impostos e garantir um ganho em relação ao tempo e otimização do processo de conferência dos lançamentos fiscais, por meio da automatização do processo de escrituração.
De acordo com João Pellegrini, CEO da Questor, erros na classificação tributária trazem sérios prejuízos ao contribuinte, pois além de suscitar divergências no recolhimento de impostos, pode gerar multas e problemas com o Fisco. "O Analista Fiscal Digital é a única ferramenta disponível no mercado brasileiro que, além de efetuar a consulta da tributação dos produtos e auditar os dados dos lançamentos de entradas e saídas, aponta as divergências e corrige os lançamentos escriturados de forma automática, diretamente na base de dados. Além disso, efetua o cálculo da Substituição Tributária e Diferencial de Alíquota gerando a guia da GNRE. A tecnologia aprimora o desempenho e reduz os custos da operação das empresas e escritórios contábeis, garantindo que sua escrituração esteja aplicada de maneira correta", explica o executivo.
Inteligência Artificial Tributária
O novo Analista Fiscal Digital da Questor audita os dados escriturados no módulo Fiscal dos impostos IPI, PIS e COFINS, ICMS e ICMS ST com base na operação de cada produto/mercadoria de entrada e saída. Por meio desta auditoria, a ferramenta aponta os erros informando a legislação pertinente, corrige os lançamentos com divergência e permite o cálculo da substituição tributária. Para chegar a este elevado patamar de desempenho, a plataforma mantém uma base de conhecimento com mais de 600 milhões de regras tributárias atualizadas diariamente, gerando assim, uma inteligência artificial tributária. Esse banco de dados fica armazenado em nuvem e é utilizado em tempo real pelo Questor Gestão Contábil, garantindo assim, a aplicação das alíquotas dos impostos de maneira correta na escrituração.
Os recursos tecnológicos da ferramenta oferecem um grande ganho em relação ao tempo e otimização do processo de conferência dos lançamentos fiscais. O colaborador tem acesso a todas as informações da legislação de ICMS dos 26 estados, mais o Distrito Federal, além do PIS, COFINS e IPI. Basta informar os documentos de entrada e saída e executar o Analista Fiscal Digital para concretizar a escrituração. Além disso, a plataforma realiza o tratamento das exceções no qual o próprio usuário pode definir uma regra específica para determinado produto, cliente, fornecedor ou operação.
Investimento
Para oferecer uma ferramenta completa ao mercado, a Questor investiu cerca de R$ 1,3 milhão em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e na especialização de seus profissionais. A complexidade do produto está em manter atualizadas as regras tributárias de todos os estados e mapear todos os produtos do mercado nacional. "A plataforma Analista Fiscal Digital vem sendo desenvolvida há dez anos. Inicialmente, a plataforma foi utilizada para auditar os dados dos diferentes sistemas das empresas e somente de algumas UF´s. Com a maturidade da ferramenta, passou a atender a legislação dos 27 UF´s", finaliza Pellegrini.