Celular é o dispositivo mais utilizado por usuários de Internet das classes DE para ensino remoto e teletrabalho

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Neste período de distanciamento social, o celular tem sido o principal dispositivo utilizado para acompanhar atividades de ensino remoto por usuários de Internet com 16 anos ou mais, sobretudo nas classes DE. É o que revela a terceira edição do Painel TIC COVID-19, estudo divulgado nesta quinta-feira, 5, pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

De acordo com o levantamento, situação semelhante ocorre em relação ao teletrabalho, que teve a prevalência do uso de telefones celulares entre profissionais desse estrato social. O levantamento investigou o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus e, nesta edição, teve como foco o ensino remoto e o teletrabalho, práticas que ganharam relevância no período.

"A falta de recursos digitais para acessar as aulas e atividades remotas é um dos principais aspectos que podem afetar a continuidade das rotinas educativas durante a pandemia. As disparidades de acesso às TIC entre estudantes dos distintos perfis socioeconômicos também criam oportunidades desiguais para a aprendizagem", destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Três quartos dos usuários de Internet com 16 anos ou mais e que são das classes DE (74%) acessam a rede exclusivamente pelo telefone celular, percentual que é de 11% entre os usuários das classes AB. Entre os usuários de Internet com 16 anos ou mais, que frequentam escola ou universidade, o celular aparece também como a ferramenta utilizada com maior frequência (37%) para assistir às aulas e atividades educacionais remotas.

O uso do dispositivo como o principal recurso para participação nas atividades é maior entre os usuários das classes DE (54%), se comparado com o percentual daqueles das classes C (43%) e AB (22%). Já o uso de computador (notebook, computador de mesa e tablet) como o principal recurso para acompanhamento do ensino remoto é maior nas classes AB (66%), sendo menos acessível aos estudantes das classes C (30%) e DE (11%).

Ainda sobre as barreiras enfrentadas para o ensino remoto, de maneira geral, a dificuldade de esclarecer dúvidas com os professores (38%) e a falta ou a baixa qualidade da conexão à Internet (36%) figuraram entre as principais queixas atribuídas pelos alunos. Ambas foram as barreiras mais reportadas pelos estudantes das classes DE (41% e 39%, respectivamente). A baixa qualidade do conteúdo das aulas (31%) e a falta de acesso a materiais de estudo (25%) foram outras dificuldades apontadas por esses estudantes.

Entre os usuários das classes AB, os principais motivos foram não conseguir ou não gostar de estudar a distância (43%); cuidar da casa, dos irmãos, filhos ou outros parentes (38%) e falta de motivação (35%). Já entre os indivíduos das classes DE, as questões mais apontadas foram a necessidade de buscar emprego (63%), de cuidar da casa, dos irmãos, filhos ou outros parentes (58%) e a falta de equipamentos para acessar as aulas (48%).

Dispositivos e ferramentas utilizadas no teletrabalho

Aproximadamente quatro em cada dez usuários de Internet que trabalharam durante a pandemia realizaram teletrabalho, o que corresponde a 23 milhões de pessoas. Isso ocorreu predominantemente entre indivíduos com ensino superior (65%), aos pertencentes às classes AB (70%), e os com quem tem 60 anos ou mais (58%). Perfil semelhante foi observado entre os que mais recorreram ao notebook para exercer suas atividades profissionais: 52% eram das classes AB; 56% tinham ensino superior e 67% estavam na mesma faixa etária descrita acima.

Situação oposta, porém, ocorreu quando o dispositivo usado para trabalhar foi o celular: 84% dos usuários de Internet das classes DE fez uso de smartphones para atividades de trabalho; 70% com ensino fundamental, e 56% com idades entre 16 e 24 anos.

Em relação ao apoio das organizações em que trabalham para realizar suas atividades em domicílio, os usuários das classes AB foram os que mais receberam esse tipo de suporte, como notebooks, celulares ou suporte técnico. Nos demais estratos, menos de um terço recebeu suporte das empresas. De maneira geral, aplicativos de mensagens instantâneas foram as ferramentas mais utilizadas para realizar atividades de trabalho pela Internet (86%), seguidas pelas redes sociais (63%), plataformas de compartilhamentos de arquivos (63%) e plataformas de videoconferência (62%).

A pesquisa apontou também que redes sociais e aplicativos de mensagens tiveram papel estratégico na busca por fontes alternativas de renda durante a pandemia. O estudo verificou que o uso dessas ferramentas para a comercialização de serviços e produtos se intensificou no período. Entre os que realizaram vendas de bens e serviços por aplicativos de mensagens ou por redes sociais, os maiores percentuais foram de mulheres (37% e 34%, respectivamente); com ensino médio (34% e 32%); e das classes AB e C (cerca de 30%).

Entre os que utilizaram aplicativos como fonte de renda, mais da metade (53%) informou que essa era uma atividade para complementar os rendimentos, enquanto cerca de um terço (32%) informou que era o único trabalho realizado durante a pandemia.

O Painel TIC COVID-19 teve como parâmetros os indicadores da pesquisa TIC Domicílios, o que permitiu criar uma base de comparação com dados coletados antes da pandemia. As estimativas obtidas nessa terceira fase representam um contingente de aproximadamente 101 milhões de usuários de Internet, o que corresponde a 83% dos usuários com 16 anos ou mais, público-alvo da pesquisa. A coleta de dados foi realizada entre 10 de setembro e 1º de outubro deste ano.

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