Site do MPDFT terá acesso a plataforma de solução alternativa de conflitos do consumidor

0

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) está disponibilizando na página da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) o acesso rápido à plataforma digital consumidor.gov.br. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica celebrado pela instituição com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e poderá aprimorar as políticas de prevenção de condutas que violam os direitos do consumidor.

No Consumidor.gov.br, o usuário pode se comunicar diretamente com as empresas cadastradas na plataforma, que se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias. Para consultar o passo a passo ilustrado sobre o uso da plataforma, acesse o Guia Usuário – Consumidor.

Solução de conflitos

O Robocon (Robô do Consumidor), projeto do MPDFT que usa tecnologia de inteligência artificial para identificar demandas recorrentes registradas em órgãos de defesa do consumidor e nos juizados especiais, também utilizará os dados da plataforma para agilizar a resolução de conflitos e reduzir o número de ações na Justiça.

O MPDFT, em conjunto com a Senacon, realizará o monitoramento das reclamações formuladas pelos consumidores e da conduta dos respectivos fornecedores com o intuito de prevenção e solução de conflitos de consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.