Assistentes digitais em compras online são "barrados" por ameaças de cibersegurança

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A pesquisa Online Shopping with AI: a influência da Inteligência Artificial nas compras online, realizada em outubro de 2024 pela Zendesk, em parceria com a empresa de análise de dados YouGov, revelou como os consumidores brasileiros percebem e aceitam — ou não — a presença da Inteligência Artificial em suas compras de fim de ano.

Segundo a pesquisa, apesar do aumento no uso de assistentes digitais por conta da rápida busca por melhores preços e agilidade no atendimento, 30% dos consumidores brasileiros ainda expressam preocupação com a privacidade e segurança de seus dados. "As marcas ainda têm um desafio de percepção do cliente, que é o de garantir um ambiente digital seguro para as interações online que realizam", afirma Renato Cohen, gerente de Solutions Consulting da Zendesk no Brasil.

Outra descoberta feita pela pesquisa reforça o potencial existente no e-Commerce brasileiro. "Mais de 70% dos entrevistados afirmaram fazer compras online uma vez por mês ou mais, um número surpreendente e que mostra o protagonismo que as compras online seguirão tendo nesse fim de ano, apesar da preocupação com a segurança de dados", explica Cohen.

Mais descobertas da pesquisa:

• 72% dos consumidores brasileiros fazem compras online pelo menos uma vez por mês
• 51% dos consumidores brasileiros afirmam que usam IA para encontrar as melhores ofertas durante a Black Friday
• 32% dos consumidores brasileiros afirmam que é muito provável que usem ferramentas de IA durante essa temporada
• 30% dos consumidores brasileiros ainda preferem o suporte humano com medo do mau uso de seus dados
• 46% dos consumidores brasileiros estão mais abertos ao uso de assistentes digitais em comparação ao ano passado

Para Renato Cohen, quando o assunto é Inteligência Artificial, ainda existe um caminho a ser percorrido. "Apesar da IA e agentes de IA serem conhecidos por 85% dos consumidores, apenas 45% disseram já ter usado a tecnologia. Isso mostra que as empresas precisam não apenas implantar a IA, mas também comunicar sua disponibilidade e criar formas de orientar o consumidor sobre como e porque usá-la", finaliza.

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