Com o propósito de atender à crescente demanda de empresas e consumidores por serviços de comunicação de alta velocidade, a Telefónica International Wholesale Services (Emergia) anunciou hoje (5/12) a conclusão do projeto de expansão da capacidade de transmissão de seu anel de fibra óptica SAM-1 que une as Américas e a Europa.
De acordo com a empresa, a expansão do anel óptico cria uma das mais avançadas redes, além de dobrar sua capacidade de transmissão. A rede da Telefónica conecta a Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, Peru, Porto Rico e os Estados Unidos com a Europa. ?A Nortel vem trabalhando estreitamente com a Telefónica Wholesale há mais de cinco anos ? desde o lançamento de sua rede até as contínuas otimizações de sua rede regional com soluções ópticas?, afirma Ricardo Casal, diretor executivo no Cone Sul da Nortel.
Para a expansão da rede, a Telefónica Wholesale implantou duas as soluções da Nortel: Optical Long Haul 1600 e Optical Cross Connect DX, com o objetivo de dobrar a capacidade da rede backbone para 80 Gbps. A plataforma Optical Long Haul 1600 de 10 Gbps usa DWDM para aumentar a capacidade do tráfego para 80 Gbps. Seu projeto prevê a maximização da capacidade de cada par de fibra, ao oferecer mais capacidade com menor custo.
Já o switch Optical Cross Connect DX visa conferir a provedores de serviços aumento da capacidade, flexibilidade e confiabilidade da rede, assim como a otimização das funções de gestão de rede. Essa plataforma constitui um dos switches ópticos mais flexíveis de 10 Gbps que existem no mundo, com mais 6.500 instalações e 100 clientes.
Além fornecer as soluções para expansão da rede óptica, a Nortel prestou serviços de rede, engenharia no site, instalação, comissionamento e teste. A empresa prestará serviços de manutenção de rede, inclusive suporte técnico e serviços de reparo, de acordo com um contrato de manutenção com prazo que se estende até meados de 2007.