Intel faz balanço sobre desenvolvimento da plataforma Classmate PC

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Em palestra feita nesta terça-feira (5/12), durante o Intel Developer Forum (IDF Brasil-2006), realizado em São Paulo, John Davies, vice-presidente corporativo da Intel, apresentou a Positivo e a CCE como uns dos primeiros fabricantes do mundo a adotarem o Classmate PC, que está em fase final de conclusão e tem seu lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2007.

O Classmate PC é uma solução de educação, destinada a estudantes do ensino médio e fundamental, de escolas públicas e privadas, com funções únicas de hardware e software para suprir as necessidades de estudantes e professores das nações em desenvolvimento. O objetivo é ajudar os estudantes e educadores a melhorarem o processo de aprendizagem, tornando o ensino interativo e adequado ao ritmo de cada aluno.

O Classmate PC é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com Centros de Definição de Plataformas (PDC) de diversas partes do mundo ? incluindo o Brasil ? e levou em conta resultados de pesquisas etnográficas, nas quais foram identificados diversos fatores que influenciam o aprendizado e a adoção da tecnologia na educação.

De acordo com Davies, a Intel vem desenvolvendo o Classmate PC passo a passo, de forma responsável, visando sua sustentabilidade e continuidade. A última fase do projeto foi a realização de um piloto com três meses de duração (de setembro a novembro), com a Fundação Bradesco, que contou com a participação de cerca de 130 alunos, da 3ª e 6ª séries do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, e cinco professores. O objetivo do piloto, que ao todo utilizou 46 máquinas, foi fazer uma prova de conceito e aprimorar a ferramenta para que o produto chegue ao mercado pronto para atender a todas as necessidades dos estudantes.

Nesse piloto identificou-se que a introdução da tecnologia no ensino modificou a dinâmica de aprendizagem, em que o professor passou a ter o papel de facilitador, possibilitando a construção do conhecimento pelos próprios alunos. Também foi constatado o aumento da interação entre aluno e professor, que permite uma maior e mais eficiente troca de informações, sendo que alunos passam a ajudar mais uns aos outros e muitas vezes ao próprio professor.

Essa troca de conteúdo mais eficiente e com maior interação permitiu ao professor acompanhar cada aluno individualmente, sem, no entanto, atrasar o ritmo da aula. Alunos com mais facilidade de aprendizado não ficam desestimulados e os que têm mais dificuldades têm suas necessidades atendidas.

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