Vulnerabilidades aumentam na semana que antecede o Natal

0

A IBM Internet Security Systems (ISS) fez um alerta nesta terça-feira (5/12) para crescimento no número de falhas de segurança na semana que antecede o Natal. A tendência, apontada pelo X-Force, equipe de pesquisa e desenvolvimento da empresa, se confirma desde 2000, quando a quantidade de vulnerabilidades no período representou 2,7% do total anual. Nos anos seguintes, as porcentagens para a semana de número 51 ? uma antes do feriado ? se mantiveram alarmantes, atingindo picos de 5,4%, em 2004 e 4,0% em 2005.

Números de 2006 indicam que neste ano não será diferente. Até o fim de outubro já haviam sido encontradas 5.967 vulnerabilidades, apontando um crescimento de 43%, em relação ao mesmo período do ano passado. Uma previsão feita pelo X-Force, usando números-base de 2000, mostra que, se a tendência se mantiver, 197 novas falhas serão descobertas entre os dias 18 e 24 de dezembro.

A origem da variação próxima às datas festivas do fim de ano ainda é uma incógnita. As razões podem ser variadas e vão desde hackers juvenis que entram em férias e têm mais tempo para ataques, até mesmo corporações que queiram liberar seus patches de correção e bater suas metas até o fim do ano. O que o X-Force aconselha é que, independentemente dos porquês, as empresas façam as atualizações de segurança em seus sistemas e criem escalas de trabalho que minimizem ou mitiguem o impacto dos ataques em seus sistemas.

"Essa progressão alarmante traz uma nova idéia ao jargão 'tenha boas férias', pois indica que, em se tratando de segurança, não existe folga. Muito pelo contrário, é nesse período de festas que as medidas de proteção têm de ser redobradas", afirma Rogério Morais, presidente da IBM Internet Security Systems no Brasil. "As corporações têm de estar atentas para esses números e adicionar esse item em sua check list de Natal. Segurança gerenciada 24/7 é um dos passos para estabilizar o problema."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.