O município de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, receberá R$ 1,5 milhão para estruturação da Guarda Municipal e para a instalação de um sistema de monitoramento por vídeo com câmeras instaladas os principais pontos na cidade. O convênio para liberação dos recursos foi assinado na terça-feira (4/11) pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, e o prefeito Emídio de Souza. Os recursos são do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e os projetos já seguem as orientações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Outros municípios do Oeste de São Paulo – com população estimada em 3 milhões de habitantes – também assinaram convênio de adesão ao programa: Itaperi, Jandira, Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçú, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista. Os prefeitos anunciaram a criação da Câmara Setorial de Segurança Municipal, para discutir e definir ações conjuntas na área.
De acordo com o ministro Tarso Genro, a iniciativa dos municípios representa o espírito do Pronasci. ?Neste mundo de alta complexidade não há a menor possibilidade de se reduzir drasticamente os índices de criminalidade sem que se construa uma nova relação federativa e que os municípios executem ações preventivas fortes.?
O ministro também esteve em Campinas para a assinatura do convênio de adesão ao Pronasci e para conhecer a Central Integrada de Monitoramento (Cim Camp), que utiliza 120 câmeras e reúne representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil e os departamentos de Trânsito e de Ocupação do Solo.