A Câmara dos Deputados lança nesta semana o projeto Dados Abertos, uma variação do Serviço de Integração Tecnológica da Câmara dos Deputados (SIT-Câmara), que permite a integração de aplicativos de terceiros a bases de dados da Casa. O lançamento será na quarta-feira, 7.
A ferramenta visa disponibilizar informações legislativas produzidas na Câmara em formato aberto e acessível de forma a permitir a sua reutilização em aplicações digitais desenvolvidas pelo Governo, pela sociedade ou qualquer outro interessado no desenvolvimento desse tipo de aplicação.
As informações disponíveis em formato aberto englobam:
• Dados de proposições: ementa, autor, data apresentação, regime tramitação (especial, urgência etc.), último despacho, apreciação (órgão), situação (pronta para pauta), link para inteiro teor, andamento, indexação; íntegras, comissões pelas quais passou, relatores e pareceres; emendas, substitutivos e redações finais; votações das proposições (resultado e votos de cada parlamentar);
• Pauta dos órgãos: informações sobre sessões/reuniões dos órgãos da Casa (data, hora, local, tipo, objeto, proposições quando reunião deliberativa);
• Dados de deputados: nome, sexo, partido, UF, gabinete, anexo, fone, e-mail, comissões em que é titular e suplente (deputados ativos atual legislatura); membros de comissões; líderes e vices das bancadas dos partidos. As informações são da Agência Câmara.