IoT: Caterpillar Marine evita que motores de navios precisem parar para manutenção

0

Com mais de 5 mil sensores conectados aos motores de um navio de cruzeiros, um fabricante de motores consegue perceber quando um deles está prestes a apresentar defeitos e pode imediatamente efetuar a manutenção, sem precisar parar a embarcação e nem atrapalhar a vida dos passageiros. O uso dos recursos da Internet das Coisas (IoT) vem ajudando os clientes da Caterpillar Marine em todo o mundo a economizar milhões de dólares e ainda evitar os transtornos de uma embarcação parada para manutenção.

A Caterpillar Marine, a subdivisão de equipamentos para embarcações marítimas da gigante americana Caterpillar, também já usa a tecnologia para monitorar melhor o funcionamento de motores de rebocadores e até para definir o momento ideal para a limpeza de casco de um gigante navio de Ro-Ro, daqueles que transportam de tudo de automóveis a escavadeiras. É o casco limpo que garante a eficiência de combustível.

Rob Bradenham, gerente global de desenvolvimento de negócios da Caterpillar, disse que, com a tecnologia, a empresa consegue ter uma economia de mais US$ 1,5 milhões por ano somente em manutenção de equipamentos.

Para manter uma embarcação funcionando 100% do tempo é preciso gerenciar os ativos da casa das máquinas remotamente. É aí que a internet das coisas industrial entra em ação. Isso é feito com ajuda do PI System, uma infraestrutura que permite a leitura e a contextualização dos dados em tempo real. Com essa tecnologia, usada por 65% das 500 maiores empresas do mundo, através de sensores conectados na internet, a Caterpillar consegue monitorar desde geradores e motores, a GPS, sistemas de ar condicionado e medidores de combustível.

A Caterpillar Marine fabrica motores marítimos a diesel de média e alta velocidade e faz a manutenção destes equipamentos para garantir que não haja falhas nem pausas desnecessárias. "Qualquer problema, por menor que seja, pode fazer com que um navio fique sem funcionar e não cumpra as obrigações contratuais", comenta Bradenham.

Todos os dados coletados com o uso do sistema da OSIsoft, o PI System, são usados para determinar parâmetros operacionais e fazer análises para manutenção preditiva dos equipamentos. Os dados são enviados para os membros da equipe de operações em terra e as ações são tomadas antes que os problemas ocorram. Os motores dos navios de cruzeiro possuem mais de 5.000 sensores conectados ao PI System.

A Caterpillar consegue identificar, por exemplo, a relação do medidor de combustível com a quantidade de energia usada pelos contêineres refrigerados. "O combustível representa a maior parte do custo total de vida útil de uma embarcação (70%). Se você puder eliminar alguns pontos, é uma grande vantagem", afirmou Bradenham. Com a utilização de Big Data, a empresa passou a prever o melhor momento para realizar a limpeza do casco do navio. Ao substituir a limpeza agendada para uma com base nas condições dos equipamentos, a empresa consegue economizar US$ 450.000 em combustível por ano, por embarcação.

Segundo Bradenham, certa vez em um navio os analistas e consultores notaram que a temperatura de um cilindro estava atingindo um nível mais alto que os demais. Após a análise, a equipe foi capaz de identificar o problema e propor uma solução provável. O motor então foi consertado antes mesmo de ser danificado, evitando uma sobrecarga que poderia ter resultado na falta de energia e de ar-condicionado para os passageiros.

Ao realizar análises multivariadas de manutenção preditiva no navio Pentaho, o cliente descobriu que configurar geradores em uma potência menor era uma abordagem mais eficiente do que deixar tudo no máximo. A economia estimada desta alteração fez a empresa economizar cerca de US$ 30 por hora. Isso pode parecer pouco, mas a economias agregadas para uma frota de 50 navios que operam 24 horas por dia e 26 semanas por ano geraram mais de US$ 650 mil em redução de gastos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.