Como transformar dados em decisões precisas com o auxílio da inteligência artificial?

0

Uma pesquisa recente encomendada pela IBM, com dados de 2022, revelou que 41% das empresas no Brasil implementaram a IA em suas rotinas de trabalho. Quando falamos de planejamento estratégico, que é o momento de definição de metas e objetivos em longo prazo, essa tecnologia está revolucionando todo o processo. A inteligência artificial oferece às instituições a capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificando tendências, padrões e oportunidades impossíveis de serem percebidas pelos métodos tradicionais. 

Transformando dados em resultados

A IA auxilia negócios de diferentes setores, pois é uma área da ciência da computação especializada no desenvolvimento de algoritmos capazes de simular a inteligência humana. Trata-se de um sistema projetado para aprender, raciocinar, reconhecer padrões e ajudar na tomada de decisões, tudo baseado em dados. Muitas são as vantagens do uso dessa tecnologia para grandes corporações, como otimização de processos, redução de custos, aumento da eficiência e, consequentemente, dos lucros.

Há diversos tipos de inteligência artificial, por isso é fundamental escolher a mais adequada para elaborar um planejamento estratégico. O motor de modelagem, por exemplo, roda e testa milhares de combinações e diversos tipos de modelos para encontrar as melhores projeções. Todo processo é realizado em uma infraestrutura completa e escalável.

O AI Selection, por exemplo, atua garantindo a explicabilidade dos indicadores com maior significância na projeção. Assim, qualquer empresa consegue visualizar o modelo com maior acuracidade do projeto, acessar facilmente previsões e entender o impacto das variáveis no comportamento da projeção para cada ponto de dados.

A complexidade das decisões estratégicas modernas demanda uma abordagem embasada em informações e orientada por insights precisos. É nesse contexto que a inteligência artificial entra em cena, desempenhando um papel crucial ao capacitar empresas para transformar dados em ações. A capacidade de antecipar tendências, personalizar experiências e identificar riscos e oportunidades é um trunfo inestimável, garantindo às organizações o melhor repertório para enfrentar os desafios do futuro com confiança e sucesso.

Bruno Rezende, CEO da 4intelligence.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.