Mombak e Microsoft assinam acordo histórico de reflorestamento na Amazônia brasileira

0

Hoje, um acordo histórico foi assinado para que a Mombak forneça à Microsoft créditos de remoção de carbono de alta qualidade de seus projetos de reflorestamento na floresta amazônica brasileira. Com a entrega de até 1,5 milhão de créditos de remoção de carbono, o acordo representa um dos maiores contratos de compra e venda de créditos de remoção de carbono baseados na natureza em todo o mundo e o maior contrato de compra e venda de créditos de remoção de carbono da Microsoft por volume até o momento.  O contrato de compra da Microsoft permitirá que a Mombak restabeleça cerca de 25 florestas em áreas desmatadas do bioma amazônico brasileiro. Essas florestas conterão pelo menos 30 milhões de árvores de mais de 100 espécies nativas brasileiras, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção. As florestas cobrirão uma área de cerca de 70.000 acres – aproximadamente o tamanho de 5 ilhas de Manhattan – e irão gerar centenas de empregos diretos e indiretos em comunidades amazônicas marginalizadas.

Peter Fernandez, CEO da Mombak, destaca o valor da colaboração com um dos compradores de remoção de carbono mais sofisticados do mundo. "Tanto a Microsoft quanto a Mombak querem contribuir para a expansão de um mercado de remoção de carbono de alta integridade. O reflorestamento da Amazônia representa atualmente a maior oportunidade de remoção de carbono do mundo. Ele também enriquece a biodiversidade, cria empregos de qualidade em áreas marginalizadas e ajuda a evitar o ponto de inflexão da Amazônia. Nosso relacionamento com a Microsoft reforça a importância desse trabalho fundamental", diz. Dois novos viveiros foram abertos na região do Pará como resultado da demanda da Mombak por mudas de árvores nativas necessárias para implementar projetos que entregam 1,5 milhão de toneladas de remoção de carbono para a Microsoft.

"À medida que a Microsoft continua seu trabalho para se tornar negativar as emissões de carbono até 2030, é importante que invistamos em projetos escaláveis e de alta qualidade como este, com a Mombak, que vêm com co-benefícios sociais e ambientais significativos", disse Brian Marrs, Diretor Sênior de Energia e Remoção de Carbono da Microsoft.

A missão da Mombak é reconstruir as florestas da Amazônia por meio do desenvolvimento de projetos de remoção de carbono de alta integridade, reflorestando pastagens brasileiras degradadas usando espécies de árvores nativas e biodiversas. O carbono adicional removido da atmosfera por esses projetos gera créditos de remoção de carbono de alta qualidade, vendidos por meio de vendas no mercado à vista e acordos de compra.

Para fornecer créditos de remoção de carbono à Microsoft, o Fundo de Reflorestamento da Amazônia já iniciou grandes projetos de reflorestamento, incluindo o maior projeto de remoção de carbono nativo e biodiverso da Amazônia. Esse projeto contém mais de 90 espécies de árvores nativas brasileiras, incluindo centenas de milhares de mudas de espécies ameaçadas de extinção, como Cedro Rosa (Cedrela fissilis), Castanheira (Bertholletia excelsa), Itaúba (Mezilaurus itauba) e Mogno (Swietenia macrophylla). O projeto também teve um impacto positivo na comunidade vizinha, criando mais de 50 empregos formais em uma população marginalizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.