A Cisco passará a vender a partir do próximo mês um dispositivo, nos moldes dos tocadores de MP3, que permitirá que os usuários acessem suas músicas e fotografias digitais a partir de aparelhos sem fio.
Esse será o primeiro modelo de uma nova linha de produtos eletrônicos da fabricante e que pode representar uma ameaça de longo prazo para empresas como Apple e a Sony, líderes nesse segmento.
Os aparelhos já estarão disponíveis no Consumer Electronics Show, a ser realizado em Las Vegas no próximo mês.
A Cisco também está usando os novos produtos para estimular a demanda por seus equipamentos de rede, que já representam mais da metade dos seus US$ 39,5 bilhões de vendas anuais.
As vendas diretas ao consumidor representaram apenas 2% dos US$ 40 bilhões em vendas em seu último ano fiscal e a empresa estima que aumentará esse número, a partir da oferta de dispositivos para o entretenimento doméstico.
Investimento
A Cisco também foi uma das empresas que investiu capital na Xobni, empresa que fornece plugins para o Microsoft Outlook, que realizou uma rodada de captação de recursos, conseguindo um aporte de US$ 7 milhões. O investimento faz parte da estratégia da Cisco para expandir sua atuação no segmento de ferramentas de colaboração. Em setembro do ano passado, a fabricante comprou a Jabber, que faz software de mensagens instantâneas para empresas. Antes disso, em agosto, adquiriu a PostPath, que fornece e-mail e software de agenda, por US$ 215 milhões. Ambas as empresas foram incorporados à WebEx, sua unidade de serviços web.
- Novo negócio