A administradora de cartões de crédito MasterCard anunciou nesta segunda-feira, 5, a aquisição da Orbiscom, empresa irlandesa fornecedora de tecnologia de pagamento, por cerca de US$ 100 milhões, sendo que parte deste valor vai depender dos resultados obtidos pela companhia no decorrer deste ano.
A MasterCard, que já havia feito uma parceria com a Orbiscom quando da criação do MasterCard inControl, uma plataforma de autorização, programação de transação e alertas de controle, desenvolvida para auxiliar instituições financeiras na criação de novas ofertas de pagamentos, se interessou pela empresa por causa da tecnologia que permite a utilização de um único número de cartão de crédito para diversas transações. Ela também dispõe de um recurso que oculta o número do cartão na compra de produtos pela internet. Além disso, o sistema da Orbiscom possibilita às empresas estabelecerem limites individuais de crédito para usuários de cartão corporativo. Vários dos maiores bancos do mundo usam a tecnologia da empresa, incluindo o Citigroup, Bank of America, Royal Bank of Scotland e Société Générale.
Analistas de mercado preveem que a venda da Orbiscom deve gerar aos acionistas um retorno de 1,8 vezes o investimento inicial feito pela HG Capital, fundo de private equity formado em 2000 e que pagou 13 milhões de libras esterlinas à Mercury Capital da Merrill Lynch para adquirir uma participação de 44% no capital da Orbiscom. O investimento foi feito logo após os atentados terroristas de 11 de setembro, em 2001.
O valor pago à HG Capital representa um ágio expressivo, especialmente para uma empresa que até três atrás vinha registrando perdas. A previsão de lucro da Orbiscom para este ano é de cerca de 1 milhão de libras esterlinas.
No ano passado, a HG vendeu a Addison Software, fornecedora de software de contabilidade, por 225 milhões de euros (o equivalente a US$ 305 milhões); a Boosey & Hawkes, grupo editorial voltado a publicações sobre música clássica, por 126 milhões de libras esterlinas; e a Sanctuary Spa, o fabricante de produtos de higiene pessoal, por 75 milhões de libras esterlinas.
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