Os serviços de telefonia móvel da cidade de São Paulo receberam nota 8,9 para voz e SMS e 7,4, para a transmissão de dados, segundo estudo realizado pela empresa Mobile Science entre agosto e dezembro de 2008.
"Em geral a cobertura é boa, ligeiramente superior às de Brasília e Porto Alegre, onde também realizamos estudos semelhantes", analisa Jorge Schreurs, CEO da Mobile Science.
Durante o estudo, foram avaliadas seis opções de operadoras/tecnologias disponíveis na cidade de São Paulo: Claro (GSM e 3G), TIM (GSM), Vivo (CDMA, GSM e 3G), sendo esta última analisada apenas na transmissão de dados.
Considerando apenas os serviços de voz, a média foi de 8,7, enquanto o SMS foi 9,1. Em ambas avaliações, o melhor desempenho foi o da Vivo na cobertura CDMA. Em relação à transmissão de dados, o resultado foi de 7,4 e a primeira do ranking foi a Claro (3G).
"Apesar de a média geral ser satisfatória, existem diferenças sensíveis em determinados critérios entre as operadoras e tecnologias que, dependendo das necessidades do usuário, podem significar benefícios ou dificuldades", alertou Schreurs.
O estudo considerou critérios como disponibilidade, qualidade de áudio e voz, estabilidade da ligação, contagem de interrupção dos serviços, tempo para completar as chamadas, velocidade na transmissão e recepção de dados, entre outros.
Quanto ao SMS, que vem adquirindo uma importância cada vez maior dentro do novo perfil de uso dos assinantes, o resultado foi obtido pela porcentagem de sucesso no envio de mensagens entre as diversas operadoras e tecnologias disponíveis. "A apuração reflete a experiência do usuário na utilização dos serviços", resume Marcos Teixeira Dias, diretor de vendas da Mobile Science.
- Qualidade de serviços