Projeto que regulamenta a terceirização de serviços é concluído

0

O projeto de lei que visa regulamentar a terceirização de serviços no Brasil foi concluído na terça-feira, 5. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e as centrais sindicais e pretende amparar o trabalhador terceirizado na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
O que acontece hoje é que a categoria dos prestadores de serviços não possui um marco regulatório que lhes garanta os direitos trabalhistas. A única forma de proteção existente é a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que não trata de nenhuma regra previamente definida para diferenciar a contratação de um empregado de um prestador de serviço, deixando para que a empresa tomadora do serviço estabeleça as condições contratuais.
Se aprovado, o novo projeto formalizará as relações entre a empresa contratante e os funcionários terceirizados para adequá-los de acordo com a lei trabalhista dentro estabelecido pelo artigo 3º da CLT, que afirma que "considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador".
Ainda sem número, o projeto será encaminhado a Casa Civil da Presidência da República até o fim desta semana com pedido de urgência para que seja enviado ao Congresso Nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.