A Cooperativa Piá, da cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, conta com mais de 1.200 colaboradores, divididos em 17 unidades de supermercados e agropecuárias, indústria de laticínios, dois postos de resfriamento de leite e duas fábricas de rações. Para auxiliar na gestão de toda esta estrutura, a cooperativa adotou a ferramenta Business Discovery QlikView, assessorada pela Inteligência de Negócios (IN), que melhorou a performance das aplicações e informações gerenciais. Anteriormente era feita manualmente, motivo pelo qual a consolidação dos dados era muito demorada. Agora todo o processo passou a acontecer em menos de cinco minutos.
O uso do Business Intelligence (BI) na Piá iniciou-se em 2008, mas teve pouca adesão. Em 2013, o projeto foi revitalizado com a solução oferecida pela IN e, desde então, passou a ser utilizado em diversas áreas administrativas da empresa. "A agilidade e assertividade da ferramenta têm feito com que surja interesse e novas adesões à solução por parte dos gestores. Ficamos impressionados com os benefícios e com a rapidez com que as informações são analisadas, cruzadas e disponibilizadas no dashboard. Além disso, a diretoria e os gestores passaram a ter uma confiabilidade maior nos dados coletados e podem tomar decisões com mais agilidade", conta a controller da Cooperativa Piá, Gisela Schäffer.
Alguns dos benefícios promovidos pelo QlikView envolvem a consolidação de dados como o cumprimento de metas da equipe comercial; dados da produção e as metas comerciais; ruptura; margem contribuição de cada item; qualidade do leite, entre outros.
Com organização das informações, reestruturação de equipes, realinhamento de foco, o faturamento da empresa cresceu nos últimos anos. "A solução implementada pela IN foi muito importante para a melhora da gestão da nossa força de vendas. Acreditamos que isso contribuiu para o aumento do nosso faturamento nos últimos anos", ressalta Gisela.
Ela ainda afirma que o sistema fornece diversas informações dos últimos quatro anos que facilitam muito o dia a dia e a gestão da cooperativa. Além disso, a transparência e a qualidade nas entregas, atingindo os prazos e custos planejados, fizeram com que o projeto fosse ampliado. "Vamos avaliando as demandas trazidas pelos gestores e aumentando as funcionalidades", destaca a executiva.