Um estudo global realizado pela Consumer Eletronics Association mostra que as receitas geradas por diferentes dispositivos estão em queda. Em 2013, apenas os segmentos de smartphones (27%), tablets (30%) e TVs tiveram crescimento, contra queda nas receitas de 10% no segmento de PCs e 39% nos celulares tradicionais. O problema (para a indústria, não para os consumidores) é que o preço médio dos smartphones está despencando, de US$ 444 há dois anos para US$ 345 em 2013 e US$ 297 para 2014. Em 2013 foram vendidos um bilhão de smartphones. Em 2014 devem ser 1,3 bilhão, mas com a queda nos preços as receitas totais devem crescer pouco.
Em 2014, o segmento que deve ter maior aumento de receitas é o de consoles de videogames, por conta da onda de lançamentos do final de 2013. Smartphones e tablets devem crescer ainda um pouco, mas muito menos do que em 2013. Não mais de 10%.
Além de ser um mercado em retração de gastos, o mercado de eletrônicos está cada vez mais concentrado. Hoje, praticamente 80% do que as pessoas gastam vêm de oito segmentos, que incluem câmeras, smartphones, feature phones, PCs, tablets, laptops e aparelhos de TV.