A Totvs, maior fabricante brasileira de software de gestão empresarial, anunciou nesta quarta-feira, 6, que Rodrigo Kede renunciou ao cargo de diretor-presidente da companhia. Em fato relevante, divulgado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa diz que a decisão foi motivada por um problema de saúde detectado recentemente pelo executivo.
Ex-presidente da IBM no Brasil, Kede assumiu o comando da Totvs em junho do ano passado. Na época, a companhia anunciou um plano de transição com duração de até três anos, no qual o executivo sucederia Laércio Cosentino, fundador da Totvs. Durante o período, Cosentino permaneceria como CEO. Com a renúncia, o conselho de administração da empresa decidiu reconduzir o empresário ao cargo de diretor-presidente. Kede, por sua vez, foi indicado para reassumir a posição de membro independente do Conselho de Administração.
No fato relevante, a Totvs diz que "infelizmente, Rodrigo Kede detectou recentemente um problema de saúde, com impactos pessoais e familiares, o que o levou a tomar essa decisão", disse a empresa. E acrescentou que dará continuidade ao seu plano de sucessão e buscará um novo diretor-presidente para a companhia.