O governo brasileiro multou o Twitter em cerca de US$ 300 mil porque os motoristas estão utilizando a rede de microblogs para avisar uns aos outros sobre os locais onde estão instalados radares de controle de velocidade nas estradas, segundo um relatório da Web Next. A Polícia Federal Rodoviária constatou, ainda, que os motoristas estão usando o Twitter para avisar também sobre a existência de postos de controle nas estradas.
Algumas contas específicas do país – como, por exemplo, a @ LeiSecaRJ – são usadas para o envio de tweets que informam sobre as localizações de controles da polícia. Esse tipo de uso da rede de microblogs tem provocado dicussões e gerado forte oposição de alguns setores do governo e do Congresso. As contas também “twittam” informações sobre as condições de trânsito, como engarrafamentos e acidentes.
O relatório especula que o Twitter poderá censurar os tweets, tal como anunciou na semana passada, em que informa que vai suprimir mensagens da rede em determinados países, para atender a lei de cada um deles.
Se isso vai funcionar em países como os EUA, onde a simples anúncio já vendo sendo motivo de intensos debates, não se sabe.