ChatGPT assume atendimento aos clientes do PicPay

0

A partir deste início de março, o PicPay passa a realizar todos os atendimentos automatizados com inteligência artificial generativa, utilizando a tecnologia do ChatGPT — integrado ao chat do aplicativo em junho do ano passado. A expansão para 100% dos casos vem após um período de liberação gradual para a base de clientes, com objetivo de garantir sua efetividade como primeira etapa de tratamento de uma demanda.

A integração do ChatGPT ao chat do PicPay foi realizada a partir da implementação do Azure OpenAI Service, da Microsoft. Com isso, o PicPay se consolida como principal player do setor financeiro a utilizar o serviço da big tech americana em seu assistente de atendimento e se tornou um case global da Microsoft.

O uso de GenAI nos últimos meses para atendimento aos clientes levou a um aumento de 45% no NPS (Net Promoter Score), metodologia que mede a satisfação dos clientes. Além disso, a taxa de resolução no período se mostrou 20% maior. A inteligência é capaz de responder dúvidas sobre produtos e serviços, com informações alimentadas pelo time de experiência do usuário. Ela também aprende sobre o comportamento do cliente para responder de forma contextualizada, trazendo personalização para o atendimento.

Mais da metade dos usuários atendidos pela AI resolvem suas demandas sem precisar falar com uma pessoa. Na visão do time responsável pela implementação, o número é muito positivo. "A GenAI é importante para resolver dúvidas e eventuais problemas do dia a dia e para encaminhar o caso para um humano de forma mais assertiva, se necessário. Por isso, ter mais de 50% resolvidos na primeira etapa é um número impressionante", afirma Renan Oliveira, head de Produtos e GenAI do PicPay.

Agora, apenas as interações por telefone não passam por AI. A utilização dessa tecnologia nos atendimentos automatizados, que se soma aos canais que já existem, sem disputar ou substituir as demais frentes, traz benefícios como respostas rápidas e contextualizadas para dúvidas do dia a dia. A experiência também é prática para o usuário e segura.

Segundo Anderson Chamon, vice-presidente de Tecnologia e Produto e que lidera as iniciativas de inteligência artificial na companhia, estar na vanguarda das inovações no segmento é natural para uma empresa com DNA do PicPay. "Como fizemos na fundação da empresa, estamos construindo algo completamente novo no mercado. É o uso de GenAI na prática, para facilitar a vida dos nossos clientes e que efetivamente funciona, com números que comprovam a satisfação dos usuários", afirma.

Além de atender os usuários, a AI ajuda inclusive na organização financeira. Quem paga suas contas no PicPay pode perguntar no chat do app quanto gastou com energia elétrica em 2023 e ter a resposta, por exemplo. Também é possível entender de quanto foi o aumento na sua conta de luz, água ou celular em um período. São aplicações que usam a tecnologia para tornar o dia a dia mais simples e complementam o ecossistema de serviços financeiros. Em breve, será possível ainda questionar quanto foi gasto com a escola do seu filho no ano passado, entre outras dúvidas. Mesmo que a informação não esteja sempre clara nos boletos, a IA conseguirá identificar e devolver a soma exata.

O projeto foi implementado pelo time de AI Lab, formado no PicPay especialmente para focar em assuntos de AI Generativa. Para fazer perguntas e receber respostas que utilizam a IA, basta acessar a DM do PicPay pelo ícone de mensagem no canto superior direito do app e enviar uma mensagem na conversa "PicPay: Atendimento", que tem um ícone de verificação azul que demonstra que é uma conta oficial verificada do PicPay.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.