O novo Data Center Tier III da Itaipu Binacional, que está em construção na margem brasileira da usina em Foz do Iguaçu (PR), contará com um sistema inteligente para o gerenciamento da rede por meio do monitoramento de mais de 9 mil portas lógicas ópticas e metálicas.
A tecnologia está sendo implantada pela L8 GROUP, empresa especializada em soluções para ISPs, Segurança Eletrônica e Cidades Inteligentes, que venceu a licitação para a infraestrutura de cabeamento do projeto.
"Neste projeto optamos por trabalhar com a solução imVision da CommScope que além de prover completa visibilidade e controle da infraestrutura instalada, possibilita ainda a geração de tarefas automatizadas, com referência visual local em tempo real das intervenções a serem realizadas. Não se trata apenas de mapear portas, mas sim de implementar uma estrutura completa de gestão", destaca Rafael Grande, diretor da vertical de Segurança Eletrônica e Data Center da L8.
Além da supervisão em tempo real das 9.472 portas ópticas, o projeto contará com a certificação e garantia de 25 anos em todo o cabeamento, em parceria com a fabricante CommScope. No total, serão utilizados 69 mil metros de cabos metálicos Cat.6A LSZH, 54 mil metros de fibras ópticas multimodo OM5 e 28 mil metros de fibras ópticas monomodo OS2.