Petrobras alavanca 60% em produtividade com desenvolvimento low-code

0

A estratégia de transformação digital da Petrobras está a pleno vapor e pretende modernizar mais de 300 aplicações com a utilização da tecnologia low-code da OutSystems. No contrato iniciado em 2021, a Petrobras tem foco em inovação e investiu em tecnologias disruptivas para transformar e melhorar seus processos.

Com mais de 2 mil aplicações e softwares rodando em todos os setores da companhia, manter todo esse arsenal tecnológico requer um trabalho diário de equipes, investimento, treinamento e capacitação. A adoção da plataforma de desenvolvimento low-code para aplicações de missão crítica permite uma rápida implementação, reduzindo o tempo de desenvolvimento, que antes levava meses, para poucas semanas, acelerando assim os ganhos para as áreas de negócio.

A Petrobras escolheu a OutSystems porque a tecnologia é amparada com Inteligência Artificial (IA), a AI Mentor. A implementação dessa tecnologia permitiu a rápida modernização do parque tecnológico da empresa, trazendo uma visão integrada de todos os sistemas para os usuários finais, de forma rápida, ágil e segura.

Igor Rigotti, Head de Low-Code da Petrobras, explica que a escolha do desenvolvimento utilizando low-code para recriar essas aplicações foi baseada em estudos e pesquisas, os quais apontaram uma larga vantagem para o método que a empresa vem implementando.

"Nós acompanhávamos o ciclo de vida dos sistemas, mantendo um ciclo de renovação. Olhando os custos com a nossa estratégia de migração para a nuvem, observamos que esse processo era contínuo, moroso e caro, consumindo muitos recursos para tratamento cíclico de débitos técnicos e de segurança ao invés de focar em novas funcionalidades que geram valor para o negócio. Então pensamos que seria melhor fazer a reconstrução de algumas aplicações, associado à uma plataforma que fosse nativa em nuvem e permitisse a quebra deste paradigma cíclico de manutenção de aplicações. Daí, começamos a olhar para o low-code", explica o executivo.

Com a aplicação do low-code para aplicações de missão crítica da OutSystems em seu projeto de transformação digital, a Petrobras acelerou o tempo de lançamento dessas aplicações, contando com uma produtividade 60% maior. Projetos que seriam entregues em de 2023, foram finalizados em outubro, com um retorno de investimento de 15% em menos de um ano. Vale destacar que o aumento de performance vem acompanhado de aumento de segurança das aplicações, qualidade de código, acervo de testes e minimização de custo de operação. Ou seja, foi possível trabalhar efetivamente na velocidade da transformação exigida pelo nosso negócio.

Todo esse processo de reconstrução de sistemas da Petrobras, envolve 60 times ágeis, com mais de 250 desenvolvedores OutSystems alocados por todo o Brasil, mas a previsão é que até o final de 2024 a companhia some 700 profissionais atuando em sua transformação digital low-code. Para reunir esse time, a empresa conta com uma rede de parceiros que investe em treinamento de novos desenvolvedores por todo o país.

"Os recursos da plataforma de IA da OutSystems melhoram a agilidade das informações, sendo também muito mais escalável, o que facilita sua adaptação quando ocorre um forte crescimento de demanda, trazendo inúmeras possibilidades às equipes de desenvolvimento, deixando-as muito mais eficientes, com novos recursos que visam a melhorar a experiência e facilitar o dia a dia do desenvolvedor", conclui Carlos Sapateiro, Brazil Sales Director da OutSystems.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.