A Alibaba anunciou nesta 5ª feira, 6, o novo modelo de inteligência artificial QwQ-32B, com 32 bilhões de parâmetros, promete competir com o R1 da DeepSeek, que tem 671 bilhões de parâmetros. Apesar da diferença na capacidade computacional, a Alibaba afirma que o QwQ-32B pode alcançar desempenho comparável.
A empresa destaca as capacidades do QwQ-32B em raciocínio matemático, codificação e solução de problemas, comparando-o a modelos como o 01 mini da OpenAI.
O Alibaba Group reforça sua estratégia de IA alavancada por pelo menos US$ 53 bilhões de investimento nos próximos três anos e também avançar também na infraestrutura de computação em nuvem.
Durante sua última teleconferência de resultados, dia 24 de fevereiro, o CEO da Alibaba, Eddie Wu, descreveu a IA como uma oportunidade "única em uma geração", com a Inteligência Geral Artificial (AGI) como o principal objetivo de longo prazo da empresa. Wu compartilhou que a capacidade da IA ??de replicar o trabalho intelectual e físico humano poderia remodelar fundamentalmente as indústrias globais, impulsionando mudanças econômicas e tecnológicas significativas. À medida que os modelos de IA evoluem, uma parcela crescente de dados gerados por IA será processada e distribuída por meio de redes em nuvem — uma tendência que posiciona a Alibaba Cloud como um importante provedor de infraestrutura.
Wu enfatizou que a computação em nuvem continua sendo o mais claro impulsionador de receita da Alibaba em IA, com a demanda por serviços de hospedagem de IA aumentando. No último trimestre, a receita do Cloud Intelligence Group da Alibaba — excluindo a receita das subsidiárias consolidadas da Alibaba — cresceu 11% ano a ano, enquanto a receita de produtos relacionados à IA registrou crescimento de três dígitos pelo sexto trimestre consecutivo.
A empresa espera que a IA desempenhe um papel cada vez mais importante no comércio eletrônico, nos serviços empresariais e nos aplicativos de consumo, aumentando a eficiência, o envolvimento do usuário e a inovação empresarial.
Em sua carta aos acionistas de maio de 2024, o presidente Joe Tsai e o CEO Eddie Wu descreveram a transição estratégica do Alibaba para uma abordagem "orientada por IA e centrada no usuário", incorporando IA em todo o seu ecossistema para aprimorar as experiências do cliente, otimizar as operações comerciais e impulsionar o crescimento a longo prazo.