A fábrica de software da Hold conquistou a CMMI (Capability Maturity Model Integration) nível 3. A certificação faz parte do modelo internacional de aperfeiçoamento de processos e analisa como uma organização desenvolve e distribui produtos e serviços aos clientes.
Obtida com apoio da consultoria Integrated System Diagnostics Brasil, ISD Brasil, a qualificação exigiu nove meses de preparo envolvendo uma equipe de 11 analistas e programadores focados na construção dos processos, além de consultores da própria ISD e profissionais da área de recursos humanos da Hold.
A companhia já possuía uma cultura voltada a processos, registros e rastreabilidade, o que viabilizou a obtenção direta da certificação. "Foi um projeto arrojado. Em um curto período de tempo adequamos os processos que já utilizávamos, estruturando-os de acordo com os requerimentos do SEI", comenta Rogério Tiago da Cunha, diretor executivo de tecnologia da empresa.
Com a conquista do CMMI nível 3 a Hold passa a utilizar oficialmente processos institucionalizados e fortemente gerenciados. A qualificação atua como fator de confiança para os clientes da companhia, uma vez que todos os processos são desenvolvidos de acordo com padrões internacionais de referência. "Nosso próximo objetivo é conquistar o nível 5 de maturidade em 2010", diz Cunha.
Segundo o site do SEI, atualmente no Brasil são 23 organizações qualificadas como CMMI nível 3 e quatro com o nível 5.