Os gastos mundiais com TI em 2009 devem cair 3,8% em comparação com 2008, segundo estudo do Gartner. Para esse ano, a previsão é que o setor movimente US$ 3,2 trilhões, um recuo em relação aos cerca de US$ 3,4 trilhões gastos no ano passado.
A queda reflete o impacto da crise econômica global no mercado de tecnologia. "Os cortes de gastos por parte das empresas e consumidores estão sendo rápidos e rigorosos, causando uma desaceleração no mercado de TI ainda maior do que a verificada em 2001, quando a bolha da internet estourou", afirma Richard Gordon, vice-presidente de pesquisa do Gartner.
De acordo com o estudo "IT Spending Forecast 1Q09 Update: 2009 Growth Will Be Worse Than 2001", o corte de investimentos atingirá as quatro principais áreas do setor: hardware, software, serviços e telecomunicações. O único segmento que pode continuar crescendo é o de software, com previsão de 0,3% para este ano. Hardware, serviços e telecomunicações devem sofrer, respectivamente, cortes de 14,9%, 1,7% e 2,9%.
"Apesar de também sentir o impacto da crise e do corte de gastos, o mercado de software está muito mais maduro do que em 2001, amenizando as perdas no setor", analisa Gordon. Este deve ser, ainda, o segmento que mais crescerá em 2010, segundo o estudo do Gartner.