Gastos mundiais com TI devem cair 3,8%

0

Os gastos mundiais com TI em 2009 devem cair 3,8% em comparação com 2008, segundo estudo do Gartner. Para esse ano, a previsão é que o setor movimente US$ 3,2 trilhões, um recuo em relação aos cerca de US$ 3,4 trilhões gastos no ano passado.

A queda reflete o impacto da crise econômica global no mercado de tecnologia. "Os cortes de gastos por parte das empresas e consumidores estão sendo rápidos e rigorosos, causando uma desaceleração no mercado de TI ainda maior do que a verificada em 2001, quando a bolha da internet estourou", afirma Richard Gordon, vice-presidente de pesquisa do Gartner.

De acordo com o estudo "IT Spending Forecast 1Q09 Update: 2009 Growth Will Be Worse Than 2001", o corte de investimentos atingirá as quatro principais áreas do setor: hardware, software, serviços e telecomunicações. O único segmento que pode continuar crescendo é o de software, com previsão de 0,3% para este ano. Hardware, serviços e telecomunicações devem sofrer, respectivamente, cortes de 14,9%, 1,7% e 2,9%.

"Apesar de também sentir o impacto da crise e do corte de gastos, o mercado de software está muito mais maduro do que em 2001, amenizando as perdas no setor", analisa Gordon. Este deve ser, ainda, o segmento que mais crescerá em 2010, segundo o estudo do Gartner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.