O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA (CTIC), alcançou o nível G em Melhoria do Processo de Software – MPS.BR- no mês de dezembro do ano passado e realizou a comemoração alusiva a avaliação no último dia 30, quando o diretor do Centro, professor Antonio Jorge Gomes Abelém, apresentou a condecoração aos presentes, que também assistiram ao miniworkshop de apresentação dos projetos da residência em arquitetura de software.
Do ponto de vista do MPS.BR, o desenvolvimento de software tem vários níveis de maturidade, sendo classificados por letras. O professor Abelém explica que o CTIC, ao alcançar o nível G, passa a ter a capacidade de cumprir com todas as etapas, desde a encomenda de um software por parte de uma empresa até a entrega dele.
Segundo a instituição, o projeto é que dentro de algum tempo qualquer companhia que queira desenvolver software para o Governo Federal terá que ter essa certificação. O CTIC também terá que manter a qualificação em dia, pois até 2011 o certificado deverá ser renovado. "Por enquanto, nós queremos qualificar nossa equipe e demonstrar que nós temos um padrão de qualidade para desenvolver nossos sistemas", destaca o professor Antonio Abelém.