A RTB House ncerrou o seu primeiro ano de operação no Brasil com resultados positivos; 50 novos clientes sendo atendidos por oito especialistas locais, com base em São Paulo. A expansão está em linha com a movimentação global da empresa, que em 2016 registrou um crescimento de quase 40% em sua equipe e de cerca de 140% no faturamento.
Sabemos que o primeiro ano de operação de um negócio é sempre desafiador, sobretudo no caso de uma empresa global que está apostando em um mercado totalmente novo, como o Brasil. Felizmente nossa tecnologia está se consolidando muito rapidamente por aqui, e projetamos resultados ainda melhores para 2017", afirma Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil. A expectativa, segundo ele, é triplicar a equipe de atendimento ao longo de 2017.
A RTB House vem sustentando seu crescimento em todo o mundo com base em uma tecnologia exclusiva de retargeting, que explora algoritmos de deep learning, atualmente o mais promissor sub-ramo da pesquisa em inteligência artificial, para gerar análises mais precisas sobre o comportamento do consumidor. "Entender e prever o comportamento do consumidor é a chave para termos campanhas mais assertivas e eficientes. O deep learning é justamente uma metodologia que faltava para conseguirmos operacionalizar isso nas estratégias de retargeting", afirma Lobato.
Os algoritmos avançados de deep learning são hoje a espinha dorsal de muitas tecnologias preditivas, como o motor DeepText do Facebook, por exemplo, cujo objetivo é melhorar a experiência dos seus chatbots. Eles também são usados em uma variedade de motores de processamento, como na seleção de ofertas similares no e-commerce para fins de recomendação, ou ainda na solução de reconhecimento de imagem do Yahoo, ajudando a identificar automaticamente imagens não adequadas para o trabalho (NSFW).
Já no que diz respeito às campanhas de retargeting, dados internos da RTB House mostraram que o uso de algoritmos de deep learning pode levar ao aumento do desempenho das campanhas de exibição de anúncios em 40%.
Os benefícios do retargeting baseado em deep learning foram sentidos pela rede varejista Polishop, que adota atualmente uma estratégia de múltiplo retargeting, utilizando simultaneamente mais de uma ferramenta. Após a implementação da solução adicional da RTB House, em 2016, a empresa viu o volume total de vendas geradas a partir de suas campanhas de retargeting aumentarem, em média, 64% – isso sem qualquer interferência negativa nas atividades dos outros parceiros. Em uma análise detalhada, isso se traduziu em um crescimento de 9% no ROI.
Além da Polishop, a RTB House atende no Brasil a outras grandes marcas do varejo online, incluindo Sephora, Centauro e Zoom. Globalmente a empresa possui atualmente mais de mil campanhas ativas, contabilizando mais de 3.5 bilhões de visualizações de anúncios por mês.