Levantamento feito pela Kearney, consultoria global de gestão estratégica, revela que a COVID-19 (novo coronavírus) mudou comportamentos de consumo e, na contramão dos acontecimentos, pode representar oportunidades para empresas inseridas no setor de pagamentos. Segundo a análise, embora o novo vírus esteja gerando impactos significativos na vida das pessoas e nas economias ao redor de todo o mundo, a pandemia afeta diferentes indústrias de maneiras distintas, e para a indústria de pagamentos, não há apenas más notícias.
A Kearney ouviu 750 consumidores nos Estados Unidos sobre como a disseminação do coronavírus teria impactado o seu uso de dinheiro. De acordo com uma pesquisa, 9% deles agora evitam usar cédulas e moedas e 14% afirmaram que estão usando menos dinheiro. Outros 5% dizem que passaram a usar mais o dinheiro, enquanto para 73% dos entrevistados, nada mudou na relação com o dinheiro.
A análise aponta que a tendência de evitar tocar o dinheiro é mais significativa entre as mulheres e pessoas de meia idade, com 36% dos consumidores entre 55 e 64 anos afirmando que utilizam menos dinheiro. Ao invés disso, os consumidores estão migrando, em sua maioria, para os cartões, com uma menor porcentagem aumentando o uso de carteiras digitais.
Compras online
Embora os consumidores estejam fechados em casa na tentativa de achatar a curva de contágio e disseminação da COVID-19, eles não pararam de comprar. No entanto, durante o confinamento, 20% deles afirmam que aumentaram o consumo online, independente de gênero ou faixa etária.
De acordo com a análise da Kearney, 8% revelam estar gastando muito mais online agora do que antes do confinamento. Outros 12% dos entrevistados contam que estão gastando mais, enquanto 8% ampliaram as compras em lojas convencionais. Nada mudou no comportamento de consumo de 72% dos consumidores.
Como as empresas de pagamentos podem ajudar
Na visão da Kearney, o atual cenário representa riscos e oportunidades para as empresas de pagamentos à medida que seus clientes corporativos e os consumidores enfrentam desafios significativos. O levantamento foi feito nos Estados Unidos. Os dados coletados indicam que as empresas de pagamentos, bancos e emissores de cartões podem tomar as seguintes ações para ajudar clientes:
· Liberar taxas para os comerciantes
· Ajudar comerciantes com questões técnicas – muitos estão incentivando o uso de cartões e carteiras digitais, mas têm sofrido com as implicações técnicas envolvidas.
· Ajudar as empresas a migrarem para os negócios online
· Ajudar comerciantes a explorarem novas formas de gerar receita – muitos possuem ativos que agora estão subutilizados. Por exemplo, as academias poderiam locar equipamentos, utilizando serviços de adquirentes para receber valores.
Bancos e emissores também podem contribuir
As instituições financeiras e as empresas emissoras de cartões de crédito também podem adotar medidas para ajudar em momentos como o imposto atualmente pelo COVID-19. Alguns exemplos de ações incluem:
· Oferta de empréstimos específicos para PMEs
· Oferta de opções para redução de gastos e tarifas com serviços contratados, por exemplo.
· Opções para pagamentos parcelados das faturas ou de empréstimos, a juros reduzidos.
· Mudanças nos programas de recompensas.