Até 2011, 25% das novas implementações de softwares em todo o mundo serão baseadas no modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), de acordo com um estudo do Gartner. Esse dado, segundo o sócio-diretor da SaleSolution, Renato Romeo, é bastante ilustrativo da rápida evolução que essa modalidade de venda de software vem obtendo no mercado. "Mas, ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia de software no modelo SaaS exige uma excelência acima da média para atender as diferentes demandas e diversidades de mercado" observou ele, durante palestra nesta quarta-feira, 6, no Software Innovation – 2009, seminário que acontece até esta quinta-feira, 7, em São Paulo, para discutir e apresentar tecnologias, soluções e novos modelos de negócios para o segmento. O evento é promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.
Ele diz que o crescimento do SaaS decorre de inúmeras vantagens que o modelo oferece, tais como o fato de a empresa não ter custo com infraestrutura, de possibilitar uma implementação rápida, de ser acessível em qualquer lugar via web e por oferecer grande flexibilidade para acompanhar a evolução do negócio.
Para dar uma ideia de custos, Romeo explica que no modelo tradicional de venda de software o cliente muitas precisa investir cerca de R$ 5 milhões em infraestrutura, considerando o middleware, o software e o hardware, além de ter de testá-la para verificar se está tudo funcionando. Já no SaaS o custo gira em torno de US$ 50 a US$ 125 por usuário ao mês, já considerando a aplicação. Este é o preço, segundo ele, pago pela maioria dos clientes da Salesforce.com, da qual a SaleSolution atua como consultant partner no Brasil, oferecendo customizações, treinamento e implementações de processos de vendas. Romeo ressalta que a Salesforce hoje têm 55 mil clientes espalhados pelo mundo, que totalizam mais de 1,2 milhão de usuários usando aplicativos da empresa no modelo SaaS.
Outra aspecto apontado pelo especialista é em relação a tempo de implementação. Segundo Romeo, enquanto que no modelo tradicional a implantação de uma aplicação pode levar meses, no SaaS ela pode ser feita em questão de horas ou, no máximo, semanas, e isso se houver a necessidade de serem feitas customizações.
Apesar de todos os benefícios, o especialista alerta que, quando forem adotar SaaS, as empresas verifiquem como o fornecedor de software esta garantindo a confiabilidade, o desempenho e a segurança física das instalações. Segundo Romeo, atendidos esses quesitos os resultados, a empresa certamente terá o retorno esperado. Como prova disso, ele cita um estudo da IDC o qual aponta que 44% das empresas que usam aplicações SaaS registraram aumento do desempenho.
- Preço versus excelência