Brasil participa de programa de pesquisa da Comunidade Européia sobvre IoT

0

A Comunidade Européia (CE) tem um programa de pesquisas que estuda e tenta planejar uma série de ações para os próximos 20 anos. Primeiro, prepara projeções com as tecnologias que provavelmente vão predominar neste futuro próximo. Em seguida, prepara chamadas para projetos que possam atender às previsões e necessidades desse futuro próximo.

O objetivo principal é o de gerar produtos para que as empresas europeias estejam em condições de competir em produtos de alta tecnologia.

Em geral os projetos são custeados pela CE com uma contrapartida das empresas que, normalmente, se organizam em consórcios, para a apresentação de projetos que atendam às chamadas.
Há vários projetos com a participação de entidades brasileiras: PROBE-IT, CASAGRAS2, FIRST, FORESTA, MYFIRE. São todos de projetos apoiados em 100%  pela CE .

Numa simplificação, podemos dizer que há chamadas para dois tipos de projetos:

1- Os que vão gerar um produto comercial;

2- Os que desenvolvem trabalhos de apoio aos produtos que estão sendo ou serão desenvolvidos.
Para exemplificar, explico o projeto PROBE-IT, do qual a PERCEPTION participa como representante do Brasil. É um projeto de apoio, ou CSA, sigla da CE para Coordination and Support Action, em ICT – Information and Communications Technology.

A tecnologia que está sendo estimulada é a IOT – Internet das Coisas.
Este projeto procura gerar ferramentas de apoio para as empresas dos projetos de produtos comerciais que estejam ou virão a estar sendo desenvolvidos.

São esperados três resultados principais:

1- Proposta de como comparar diferentes implementações de IOT (Benchmarking).  Deve definir ferramentas que ajudem os responsáveis por desenvolvimento de novos sistemas na tomada de decisões e ajudem a identificar as melhores opções, quando estiverem usando ou desenvolvendo IOT.

2- Orientação aos principais responsáveis por implantações de IOT. Vai providenciar manuais que permitam planejar implantações de IOT com sucesso.

3- Métodos de testar a interoperabilidade de sistemas de IOT. Fornecerá elementos para validar a interoperabilidade e a aderência às normas de seus sistemas.

A figura abaixo ilustra em forma gráfica os objetivos do projeto:

A CE procura fazer projetos conjuntos com países de outros continentes também.  Neste tipo de chamada a CE e o país parceiro aportam recursos em partes iguais. Com o Brasil já foi feito uma chamada conjunta e existem estudos para uma segunda rodada.

Um exemplo de projeto co-patrocinado pelo Brasil é o FIBRE.

Abaixo, os endereços onde podem ser obtidas mais informações sobre cada um dos projetos:

• CASAGRAS2 – Coordination and Support Action for Global RFID-related Activities and Standardization
participante Brasil: USP. http://www.iot-casagras.org

• FIRST – Implementing Cooperation on Future Internet and ICT Components between Europe and Latin America. Participante Brasil: BRAFIP – The Brazilian Future Internet Technology Platform http://www.latin-american-technology-platforms.eu

• FORESTA – Fostering the Research Dimension of Science and Technology Agreements.Participante Brasil: USP. http://fores taproject.eu

• MYFIRE – Multidisciplinary networking of research communities in FIRE ( Future Internet Research and Experimentation). Participante Brasil: IPT. http://www.my-fire.eu/


• PROBE-IT – Pursuing ROadmaps and BEnchmarks for Internet of Things.  Participante Brasil: PERCEPTION. http://www.probe-it.eu

• FIBRE – Future Internet Testbeds Experimentation between Brazil and Europe. Participantes Brasil: várias instituições participantes coordenadas pela Universidade Federal do Pará. http://www.fibre-ict.eu

Gabriel Antonio Marão, engenheiro eletrônico, com carreira em empresas como Engesa, IBM e grupo Itaú foi CEO da Itaucom e da Itautec, sendo no momento sócio e CEO da Perception. Está no conselho consultivo da FACTI, Associação CEITEC e ITS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.