Começa nesta quarta-feira, 7, em Porto Alegre, o 7º Fórum Internacional de TI Banrisul, cujo objetivo é discutir as tendências de mercado, explorando os diversos aspectos e visões de temas contemporâneos de relevância. Um dos destaques dessa edição será a palestra sobre Bitcoin como meio de pagamento, que está despertando controvérsias em relação a sua adoção e segurança das transações.
Segundo Elizabeth Ploshay, que faz parte do Conselho de Diretores da Bitcoin Foundation e Communication Manager na Bitcoin Mazagine, que fará sua palestra na quinta-feira, 8, a adoção do Bitcoin é uma opção para os países que tem uma grande parte da população desbancarizada, como os situados na África e Ásia, que podem receber recursos através de uma plataforma Open Source, sem interferência de regulamentações, com toda a segurança, já que as transações são criptografadas.
Ela vai falar sobre os avanços que o Bitcoin, inicialmente uma moeda de um grupo restrito de pessoas, que atualmente está se transformando em um meio de pagamento aceito por muitos segmentos de mercado e na pauta de diversos governos ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
A executiva vai discutir ainda no Fórum a situação atual e futura desse meio de pagamento, questões legais, de segurança e possíveis fraudes.