Apesar das pequenas quedas, o segmento pré-pago representa 52% da base de usuários do mercado de telefonia móvel, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número comprova que a modalidade ainda mantém um expressivo market share, portanto é essencial que os clientes pré-pagos consigam realizar recargas em qualquer local, de maneira rápida e eficaz.
Sabendo que a recarga é o um dos ativos mais importante para o segmento pré-pago, ainda mais porque o ARPU (do inglês, receita média por usuário) é relativamente baixa, a Engineering lançou a solução de virtual voucher inteligente, trazendo inovação que entrega valor contínuo para toda a cadeia, tanto para as operadoras quanto para os distribuidores e clientes.
Denominada wONE, a solução é uma plataforma nativa na nuvem composta por módulos e baseada em Container, API, Microsservicos e Machine Learning. "O principal diferencial da fermenta é possibilitar a configuração das carteiras eletrônicas para os revendedores, que também podem criar e manipular diretamente uma estrutura de multicamadas. Além disso, os relatórios permitem o monitoramento do saldo em tempo real para cada nível hierárquico", explica Rafael Lategahn, diretor de inovação e arquitetura da Engineering,
O wONE também pode implementar as recargas via TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), uma vez que as operadoras necessitam controlar as recargas oferecidas pelos canais de venda, como lojas físicas, redes sociais, aplicativos, bancos e lotéricas, entre outros.
A disrupção para o segmento é que a solução permite aos clientes revenderem recargas, ou seja, eles podem comprar recarga por meio de cartão de crédito ou boleto, deixar os valores em sua carteira virtual e revendê-los para amigos e familiares. As comissões das vendas realizadas podem vir como desconto em recargas, serviços adicionais como pacotes de dados ou, até mesmo, em dinheiro em conta. Isso varia de acordo com a estratégia de cada operadora.
Em síntese, o wONE traz eficiência e agilidade às operações de recarga, reduzindo custo de intermediários e aumentando a experiência do usuário e a receita com a disponibilização de mais canais de distribuição.
"Estamos trazendo uma solução de gerenciamento total da cadeia de recarga, que está adaptada ao modelo de negócio do mercado brasileiro e traz mais visibilidade e controle dos fluxos de recargas de celular realizados por distribuidores e canais de vendas", finaliza Robson Guimarães, diretor de vendas de Telco & Media da Engineering.